Nota Técnica da Anvisa traz informações e orientações sobre mudanças na Notificação de IRAS e RM

A Nota Técnica GVIMS/GGTES/Anvisa Nº 08/2021 apresenta as alterações feitas e traz orientações gerais para o preenchimento dos formulários de Notificação dos Indicadores Nacionais das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e Resistência Microbiana (RM) em 2022.

Com a desativação dos formulários FormSUS/DataSUS/MS no ano de 2021, os dados nacionais de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e de resistência microbiana (RM) passaram a ser notificados à Anvisa por meio dos formulários eletrônicos Limesurvey, com exceção dos estados de São Paulo, Paraná e Amazonas, que possuem sistemas próprios para coleta de dados.

Os formulários de notificação de indicadores nacionais destinam-se à notificação mensal de dados de IRAS e RM que ocorrem nas unidades de terapia intensiva (UTI) adulto, pediátrica e neonatal, nos centro-cirúrgicos/centro-obstétricos, assim como nos serviços de diálise do país.

Para elaboração dos formulários de 2022 foram consideradas as sugestões recebidas pela GVIMS/GGTES/Anvisa no decorrer de 2021, encaminhadas pelas Coordenações Estaduais e Distrital de Controle de IRAS (CECIH) e Coordenações Municipais de Controle de IRAS (CMCIH). Essas sugestões foram analisadas e foram realizadas pequenas alterações nos formulários em vigor em 2022. Acesse o arquivo e confira a nota completa.