O Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde foi tema de nova palestra do Sindhoesg

Nesta quarta-feira, 14 de setembro, o Sindhoesg deu sequência à programação de palestras de 2022 voltadas para a capacitação dos profissionais dos estabelecimentos filiados. O tema da vez foi o Programa de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde.

O assunto foi abordado pela enfermeira Fabiane Marinelli, que tem 10 anos de atuação em Controle de Infecção e Gestora de Serviços Operacionais, tem MBA em Controle de Infecção e Gestão em Saúde e é pós-graduada em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada.

Ela falou sobre o programa, explicou o conceito de resíduos sólidos, os principais pontos da gestão de risco que auxiliam no gerenciamento dos resíduos e destacou a importância da segregação e de todas as etapas do processo de gestão até a destinação final.
A necessidade do uso de equipamentos de proteção individual tanto pelos profissionais das unidades de saúde diretamente ligados à coleta/transporte interno dos resíduos quanto pelos coletores responsáveis pela destinação final também foi destacada na palestra.

Outro ponto abordado por Fabiane foi a importância das visitas técnicas às empresas prestadoras de serviços pelas instituições hospitalares. Segundo ela, essa visita é fundamental para que a instituição conheça a empresa e seu processo de trabalho, o que ajuda na contratação de prestadores comprometidos e cumpridores das exigências legais.

Gratuita, a palestra foi realizada no período da manhã e foi exclusiva para enfermeiros e gestores de resíduos de serviços de saúde e serviço de higienização de estabelecimentos filiados.