O que fazer diante de casos suspeitos de Monkeypox???

O vírus Monkeypox, causador da chamada “varíola dos macacos”, está se disseminando pelo Brasil. O país já possui mais de 800 casos.

Por isso, disponibilizamos a todos o documento “Manejo Clínico e Prevenção e Controle de Infecção para Varíola dos Macacos”, elaborado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A entidade recomenda que as instituições de saúde façam uma triagem dos pacientes que apresentem febre e erupções na pele (os principais sintomas da enfermidade). Em seguida, encaminhe-os para a testagem.

As pessoas com quadro suspeito ou confirmado devem ser orientadas a manterem o isolamento em casa. É indicado ainda que os profissionais de saúde realizem o acompanhamento domiciliar, inclusive com a avaliação nutricional e de hidratação.

De início, nos casos leves, o tratamento pode ser o conservador, apenas para amenizar os desconfortos gerados pelo vírus, sem a necessidade de antibioticoterapia.

O documento completo está disponível no site do Sindhoesg: www.sindhoesg.org.br