O uso correto de produtos na higienização hospitalar é tema de palestra no Sindhoesg

No dia 14 de junho, profissionais de enfermagem, farmacêuticos e responsáveis pelas áreas de administração e compras dos estabelecimentos filiados ao Sindhoesg tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a higienização em várias áreas de uma unidade de saúde. O foco da palestra, promovida pelo Sindhoesg e ministrada pelo administrador de empresas e técnico em higienização hospitalar Marcelo Cristiano Fleuri, foi o uso correto dos produtos.

Ele enfatizou que os estabelecimentos precisam estar sempre atentos na hora da compra para a escolha dos produtos adequados ao uso em ambientes de saúde. Marcelo Fleuri lembrou que antes era comum a utilização de produtos domésticos nos hospitais, mas atualmente há materiais específicos para unidades de saúde.

A compra correta, porém, é apenas uma etapa do processo. “É preciso muita atenção ao uso correto, origem e indicação do produto e reclamar junto ao fabricante se notar qualquer irregularidade”, aconselhou.

A enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, coordenadora do Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg, concordou. Ela ressaltou que essas compras e uso devem passar pelo crivo do profissional de enfermagem responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e pelo técnico em segurança da unidade de saúde. “Eles vão avaliar se o produto tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, conferir detalhes da ficha técnica e analisar possíveis efeitos nocivos à saúde do trabalhador e dos pacientes”, disse.