Participantes do Grupo de Estudos da NR-32 revisaram diretrizes da gestão de resíduos infectantes

O gerenciamento de resíduos é um assunto que merece atenção constante nas instituições de saúde. Por isso, voltou a ser tema de reunião do Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg, no encontro mensal realizado no dia 23 de fevereiro.

Com coordenação da enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, os profissionais das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) dos estabelecimentos filiados ao Sindicato puderam revisar as formas de classificação dos resíduos com riscos biológicos, químicos e radiológicos e objetos perfurocortantes, que representam perigo à saúde pública e ao meio ambiente.

“Falamos sobre a segregação e programa de gerenciamento dos resíduos, assim como a importância dos documentos dos trabalhadores da área. Por exemplo, a necessidade de cobrar das empresas terceirizadas as capacitações de seus funcionários e cartões de vacinas completos”, explicou Luciene.

O grupo também abordou os aspectos finais do descarte, inclusive as manutenções preventivas e corretivas dos caminhões que fazem o transporte dos materiais, afinal, o estabelecimento de saúde é responsável pelos resíduos até sua destinação final, independentemente da terceirização deste descarte.

Assuntos relevantes como esse estão sempre na pauta do Grupo de Estudos da NR-32, que se reúne mensalmente na sede do Sindhoesg, em Goiânia. O objetivo é auxiliar as instituições filiadas à lidarem com os desafios cotidianos e promoverem assistência de qualidade aos pacientes.

Acompanhe as redes sociais do Sindicato para saber a data do próximo encontro: @sindhoesg