Prazo para a entrega da Rais vence no dia 8

O prazo para as empresas entregarem a declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2012 termina no dia 8 de março. A declaração é obrigatória a todos os estabelecimentos existentes no território nacional e deve ser feita pela internet, nos endereços eletrônicos www.mte.gov.br ou www.rais.gov.br.

O empregador que deixar de entregar o documento no prazo estipulado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estará sujeito à multa, que será cobrada em valores monetários a partir de R$ 425,64, acrescidos de juros por bimestre de atraso. Os estabelecimentos ou entidades que não tiveram vínculos laborais no ano-base poderão declarar a opção Rais Negativa, com opção online. A entrega da Rais é isenta de tarifas.

O Sindhoesg orienta que é importante que as empresas estejam atentas ao prazo e entreguem a declaração. As informações apresentadas na Rais vão subsidiar o monitoramento, análise e avaliação do mercado formal de trabalho e alimentar a formulação de políticas públicas. A Rais é também o único instrumento do Governo para identificação dos trabalhadores ao Abono Salarial. Assim, o empregador é o responsável junto ao seu empregado.