Reunião mensal do Grupo de Estudos da NR-32 debate o lixo hospitalar

Criado há quatro anos pelo Sindhoesg para debater assuntos relacionados à segurança e à saúde dos trabalhadores em estabelecimentos de saúde, o Grupo de Estudos da NR-32 realizou nesta sexta-feira, 3, sua reunião mensal de outubro. Cerca de 20 representantes de estabelecimentos filiados na capital e no interior participaram do encontro do grupo coordenado pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano.

Na reunião, realizada na sede do Sindhoesg, foram debatidas as diretrizes para a elaboração de manual técnico referente limpeza e desinfecção de superfícies hospitalares e manejo de resíduos; procedimento operacional do lixo hospitalar (clique aqui e confira) e a Portaria MS /GM número 1.984, de 12 de setembro de 2014 (clique aqui e confira), que define a lista nacional de doenças e agravos de notificação compulsória, a serem monitorados por meio da estratégia de vigilância em unidades sentinelas e suas diretrizes.

ANTIFUMO

A reunião contou também com a participação de Maria Aparecida Silva Dias Vieira, da Subcoordenação de Prevenção de Tabagismo em Ambiente Empresarial da Coordenação Estadual do Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco para o Câncer da Secretaria Estadual de Saúde. Ela falou sobre a implementação da Lei Antifumo, que foi regulamentada pelo Decreto número 8.262, de 31 de maio de 2014, que entra em vigor em 2 de dezembro próximo.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO