Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

SINDHOESG EM FOCO 134 (14/04/16)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 5 Nº 134 14/04/2016

 

Sindhoesg fará nova palestra de capacitação no dia 29
 

A palestra sobre “Higienização das mãos, acidente com material biológico, descarte e perfurocortante, EPI’s e adornos” será ministrada no auditório do Hospital Araújo Jorge

 

No dia 29 de abril, sexta-feira, o Sindhoesg fará uma nova palestra para a capacitação de profissionais dos estabelecimentos filiados sobre temas relacionados à segurança e saúde no trabalho.

A palestra vai abordar temas do dia a dia dos trabalhadores, mas que exigem uma atualização constante para que as normas em vigor sejam cumpridas e a segurança no trabalho seja preservada.

A enfermeira Zilah Cândida Pereira das Neves, que é mestre e doutoranda em enfermagem e especialista em prevenção e controle de infecção hospitalar e em vigilância sanitária e epidemiológica, vai orientar os alunos sobre higienização das mãos para a segurança do paciente e do profissional, o uso de equipamentos de proteção individual, o uso e a proibição de adornos e descarte e perfurocortante.

Ela também vai falar sobre biossegurança, precaução e isolamento, prevenção e condutas a serem adotadas pelos profissionais de saúde vítimas de acidente com material biológico.

Podem participar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, profissionais do setor de limpeza (serviços gerais) e empregados da saúde em geral. Atenção: a palestra é aberta somente aos filiados do Sindhoesg.

Essa palestra será ministrada das 13h30 às 17 horas, no auditório do Hospital Araújo Jorge – Rua 239, nº 206, 2º andar, Setor Universitário, Goiânia (GO). As vagas são limitadas e cada estabelecimento pode inscrever dois trabalhadores. As inscrições já estão abertas.

Para mais informações e inscrição, ligue (62) 3093-4309 ou envie um e-mail para juridico@sindhoesg.org.br
 

 

Ministério lança protocolo com diretrizes para parto cesariana
 

O Ministério da Saúde publicou o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Cesariana, trazendo os parâmetros que devem ser seguidos, a partir de agora, pelas Secretarias de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios. A construção do novo documento passou por meses de discussão e de consulta pública e estabelece um modelo de regulação do acesso assistencial, autorização, registro, indicação e ressarcimento dos procedimentos realizados.

De acordo com o ministério, o objetivo das diretrizes, elaboradas com base em evidências científicas nacionais e internacionais, é auxiliar e orientar os profissionais da saúde a diminuir o número de cesarianas desnecessárias, uma vez que o procedimento, quando não indicado corretamente, traz inúmeros riscos, como aumento da probabilidade de surgimento de problemas respiratórios para o recém-nascido e grande risco de morte materna e infantil. Leia mais
 

Sindhoesg e Fehoesg alertam para os cuidados e prevenção do H1N1
 

A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção do sistema respiratório, que ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem.  Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos, dentre eles, o A-H1N1 e A-H3N2. Neste ano, até o início de abril, já foram registradas no Brasil 46 mortes provocadas pelo vírus H1N1, mais do que no ano passado inteiro, quando foram registradas 36 mortes pela infecção. A chegada antecipada do vírus e a severidade dos casos têm chamado a atenção dos médicos.

Por isso, a Fehoesg e o Sindhoesg, a exemplo do que já fizeram a Fehoesp e o Sindhosp, alertam a população a ficar atenta aos sintomas e às formas de prevenção da contaminação. Clique aqui e confira também as recomendações para a prevenção e controle no ambiente hospitalar e os protocolos de atendimento.
 

Campanha de Vacinação já começou em Goiás

Em Goiânia e em 78 cidades goianas, a Campanha de Vacinação Contra a Influenza 2016 começou no dia 12 de abril. No restante do Estado, a campanha terá início no dia 18. Em Goiânia, estão funcionando cerca de 80 postos (clique aqui e confira a relação) para a vacinação dos grupos de risco:
 

Trabalhadores de saúde
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
Pessoas com 60 anos ou mais,
Povos indígenas
Gestantes
Puérperas
População privada de liberdade
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Atenção: a proteção contra o vírus começa cerca de duas semanas após a aplicação da vacina

 

Saiba como prevenir a gripe

Além da vacinação, algumas medidas precisam ser adotadas para reduzir o risco de contaminação. Confira:

– Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

 

 

Hospital Araújo Jorge inaugura banheiro especial para ostomizados

A Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG) recebe aproximadamente 600 pessoas ostomizadas por mês e a maioria delas necessita de um banheiro totalmente acessível. Preocupada com a situação, a ACCG inaugurou, no dia 31 de março, no Hospital Araújo Jorge (HAJ), banheiros exclusivos para pacientes ostomizados.
 

São os primeiro banheiros inaugurados no Centro-Oeste adaptados exclusivamente para pessoas ostomizadas. Os banheiros foram construídos com doações da empresa Refrescos Bandeirantes/Coca-Cola. O investimento foi de R$ 30.335,24 e o projeto foi do engenheiro Spencer Ferreira, também ostomizado.

Leia mais


 

LEGISLAÇÃO

Portaria do Ministério da Saúde aprova o protocolo de uso de marcapassos – Editada em 29 de março, a Portaria número 307, aprova o Protocolo de Uso de marcapassos cardíacos implantáveis e ressincronizadores. Clique aqui.


Instrução Operacional Conjunta Nº 01, de 25 de fevereiro de 2016, publicada no DOU Nº 68 de 11 de abril de 2016, Seção 1, página 61 –  O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e o Ministério da Saúde – MS, com o intuito de combaterem conjuntamente a referida emergência do aumento de casos de microcefalia, desenvolveram um plano de ação composto por 2 eixos: I- Prevenção; II- Acolhida, Cuidado e Proteção Social, com vistas a oferecer suporte às famílias, especialmente gestantes e bebês.

Instrução Operacional Conjunta Nº 02, de 31 de março de 2016, publicada no DOU Nº 68 de 11 de abril de 2016, Seção 1, páginas 61/62 –   O Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e a Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no exercício das suas atribuições e considerando a necessidade de implementar a Estratégia de Ação Rápida para o Fortalecimento da Atenção à Saúde e da Proteção Social das Crianças com Microcefalia, resolvem tornar público a Instrução Operacional Conjunta nº 02, que tem por objetivo orientar, do ponto de vista operacional e complementar à Portaria Interministerial MS / MDS nº 405, de 15 de março de 2016, os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para o desenvolvimento das ações necessárias para a implementação da Estratégia de Ação Rápida e o alcance de seus objetivos.

 



SINDHOESG EM FOCO
Ano 5 –  Nº 134 14/04/2016
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)
Fone (62) 3093 4309
E-mail imprensa@sindhoesg.org.br
Presidente: Dr. José Silvério Peixoto Guimarães
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764/JP-GO

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©