Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Sindhoesg em Foco 154

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 7 Nº 154 Março/2019

 

Saúde mental no trabalho será abordada em palestra no Sindhoesg

Diretores e colaboradores de estabelecimentos filiados ao Sindhoesg estão convidados para a palestra “Saúde Mental no Trabalho”, que será ministrada na sede do Sindicato no dia 12 de abril, das 8h30 às 11h30.

Carla Maria Santos Carneiro, doutoranda em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento e especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, vai abordar o tema, enfocando a saúde mental no ambiente de trabalho em instituições de saúde.

A palestra é aberta a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, recepcionistas, secretárias, profissionais do setor de limpeza (serviços gerais) e empregados da saúde em geral. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas. Somente estabelecimentos filiados, sendo 2 vagas por estabelecimento. Informar nome completo, nome do estabelecimento, função, e-mail e telefone.

Anote e participe!
Data: 12/04/2019
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Sindhoesg – Rua 24, nº 202, Setor Central, Goiânia – GO (em frente à Delegacia da Mulher)
Inscrições: (62) 3093-4309    / (62) 3089-7200 ou secretaria@sindhoesg.org.br

 

Grupo da NR-32 debate a higienização das mãos e prevenção de PAV

 

Medidas de prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica e práticas seguras de higiene das mãos para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde foram os temas centrais do segundo encontro de 2019 do Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg. Coordenada pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, a reunião foi realizada no dia 15 de março, na sede do Sindhoesg, e contou com as presenças de profissionais de enfermagem dos estabelecimentos filiados.

A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é definida com uma infecção pulmonar que surge após 48 horas de intubação em pacientes submetidos à ventilação mecânica invasiva. A PAV é a principal causa de óbito entre as infecções hospitalares, excedendo a taxa de mortalidade por infecções em cateter central, sepse grave e infecções respiratórias em pacientes não intubados.

O objetivo do debate deste tema foi esclarecer dúvidas e orientar os profissionais sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e tratamento correto. Luciene Paiva falou sobre o bundle de boas práticas, que, quando implementadas em conjuntos, resultam em redução da incidência de eventos adversos, diminuindo a densidade de incidência de PAV. As medidas incluem ações, como o correto posicionamento do paciente no leito, a avaliação diária e redução sempre que possível da sedação, profilaxia de úlcera e trombose venosa profunda e a higienização oral do paciente com antissépticos.

Higienização das mãos

Tema recorrente nas reuniões do Grupo de Estudos da NR-32, a higienização das mãos foi mais uma vez abordada e a enfermeira Luciene Paiva enfatizou a importância da correta higienização antes de tocar o paciente, antes de realizar procedimento limpo/asséptico, após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções e depois de tocar o paciente e tocar superfícies próximas a ele.

O grupo reúne-se periodicamente para o debate de assuntos relacionados à segurança e à saúde do paciente e dos profissionais de saúde e a participação está aberta a representantes de todos os estabelecimentos filiados.


Vacinação Contra Influenza começa no dia 10 e profissionais de saúde devem se vacinar entre 22 e 26 de abril

A Campanha de Vacinação Contra Influenza 2019 começa no dia 10 de abril e segue até 31 de maio. A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde de Goiás é que mais de 1,6 milhão de pessoas sejam vacinadas em todo o Estado.

O Dia D da campanha acontecerá em 4 de maio, quando haverá uma grande mobilização para a vacinação em massa do público-alvo. Antes desta data, os grupos prioritários devem seguir o cronograma dos órgãos de saúde, que prevê a imunização dos profissionais da área entre os dias 22 e 26 de abril.

Confira o cronograma e procure um posto de vacinação:

10 a 18/04: Gestantes, puérperas e crianças
22 a 26/04: Trabalhadores da saúde
29 a 03/05: Idosos
04/05: Dia “D” Todos os grupos prioritários
06 a 10/05: Comorbidades
13 a 17/05: Professores
20 a 31/05: População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional e todos os grupos prioritários.

 

LEGISLAÇÃO

Prazo para a entrega da Rais vence nesta sexta-feira

A data final para entregar a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018 é sexta-feira, 5 de abril. Não entregar a declaração, enviar o formulário fora do prazo estabelecido ou informar os dados incorretamente pode gerar multa. Os valores vão de R$ 425,64 a R$ 42.641. Leia mais.

 


SINDHOESG EM FOCO
Ano 7 –  Nº 154 Março/2019
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Rua 24, 202, Centro – Goiânia (GO)
Fone (62) 3093 4309 E-mail imprensa@sindhoesg.org.br
Presidente: Dr. José Silvério Peixoto Guimarães
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764/JP-GO (62) 9 9903 0935

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©