Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Sindhoesg em Foco 157

Sindhoesg: Confira como será o expediente no período de Natal e Ano Novo
 

O Sindhoesg terá um recesso no período dos feriados de Natal e Ano Novo.

O Sindhoesg vai funcionar normalmente até as 18 horas do dia 19 de dezembro, quinta-feira, mas não terá expediente entre os dias 20 de dezembro de 2019 e 1º de janeiro de 2020.

O Sindicato retoma o seu funcionamento normal no dia 2 de janeiro, quinta-feira, às 8 horas.

Bom Natal e Feliz 2020 a todos!

 

Norma Regulamentadora nº 32

está em consulta pública

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia colocou o texto vigente da Norma Regulamentadora nº 32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde) em consulta pública. Os interessados em participar, enviando suas sugestões de alteração e aperfeiçoamento da NR-32, devem acessar o site http://participa.br/secretaria-de-trabalho.

A consulta pública termina em meados de janeiro de 2020. As contribuições deverão ser feitas diretamente no documento eletrônico disponível no site. Expirado o prazo de 45 dias, que começou a ser contado em 2 de dezembro, as sugestões serão analisadas pela Secretaria de Trabalho, que elaborará a proposta de texto a ser encaminhada a grupo tripartite, formado por representantes do governo, de trabalhadores e empregadores, para discussão e aprovação. Leia mais.

 

RETROSPECTIVA

 

Reunião do Grupo de Estudos do Sindhoesg debate a notificação de eventos adversos


Cerca de 20 enfermeiros do Núcleo de Segurança do Paciente e de Comissões de Controle de Infecção Hospitalar de estabelecimentos filiados ao Sindhoesg participaram, no dia 22 de novembro, da reunião mensal do Grupo de Estudos da NR-32, que debateu a nova nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a notificação de eventos adversos relacionados à assistência à saúde.

A enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, coordenadora do grupo criado em 2010 para orientar os filiados sobre temas, como a segurança nas unidades de saúde, falou sobre a Nota Técnica GVIMS/GGTES/Anvisa número 05/2019 e esclareceu dúvidas dos profissionais.

A reunião foi realizada na sede do Sindhoesg e faz parte da programação regular de encontros do Grupo de Estudos, que sempre aborda assuntos voltados para a melhoria da assistência e da segurança dos pacientes e dos trabalhadores das instituições filiadas ao Sindhoesg.

 

Especialista orienta sobre controle e notificação de infecção do sítio cirúrgico


Em palestra promovida pelo Sindhoesg, no dia 18 de outubro, a enfermeira Gabriela Aleksandra Pires da Fonseca falou a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e demais colaboradores do Centro Cirúrgico e de Comissões de Controle de Infecção Hospitalar de estabelecimentos filiados sobre infecção de sítio cirúrgico, que pode ocorrer nos primeiros 30 dias após o procedimento e em um período maior se houver o uso de próteses.

Especialista em Unidade de Terapia Intensiva, Centro de Enfermagem e Nutrição, gerente de enfermagem e coordenadora do Programa de Segurança do
Paciente junto com o Controle de Infecção Hospitalar no Hospital de Acidentados, Gabriela enfatizou a importância da notificação das infecções.

Ter indicadores claros e bem elaborados, segundo a especialista, é fundamental para a prevenção, tratamento rápido e controle das infecções. Poder comparar esses indicadores com os de outras instituições de mesmo perfil também ajuda o hospital a avaliar o aperfeiçoamento de suas práticas.

Gabriela ainda orientou os participantes a ficarem atentos aos manuais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como o Manual de Critérios Diagnósticos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. “É importante ler o manual e ser fidedigno nas notificações”, orientou. Outras leituras recomendadas foram a do Manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde e da Nota Técnica GVIMS/GGTES nº 03/2019. A promoção desta palestra faz parte das ações educativas do Sindhoesg voltadas para os filiados.

 

Palestra no Sindhoesg aborda a segurança do paciente


A“Segurança do Paciente” foi o tema  central da palestra promovida pelo Sindhoesg e ministrada pela enfermeira Nayane Falcão no dia 27 de setembro. O auditório do Sindicato ficou lotado de profissionais dos estabelecimentos filiados, todos em busca de mais informações e do aperfeiçoamento de seus conhecimentos para melhorar a qualidade da assistência e a segurança em suas unidades de saúde.

Nayane Falcão iniciou a palestra abordando um pouco da história da segurança do paciente no Brasil. Ela citou a RDC 36/2013 (clique aqui e confira), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que institui ações para a garantia da qualidade dos serviços de saúde, para a segurança do paciente e dá outras providências.

“Além das exigências da Anvisa, o cenário da saúde no Brasil vem mudando e o Estado de Goiás tem avançado nas ações voltadas para segurança do paciente nos últimos anos”, observou a palestrante, que abordou as seis metas de segurança do paciente e debateu ações que poderão compor o Plano de Segurança do Paciente das unidades de saúde.

Em um exercício prático, os profissionais tiveram a oportunidade de compartilhar ideias e experiências para estratégias de segurança do paciente. “Achei a palestra bem produtiva, me abriu a mente em relação a novas abordagens que podem ser utilizadas na melhoria da cultura de segurança pensando além das seis metas internacionais. Com certeza, usarei as dicas na condução dos trabalhos na minha unidade”, disse Islayne Oliveira Pedrosa, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Encore.

Marlos Leandro Ferreira Zomioti, gerente de Enfermagem do Hospital Otorrino de Goiânia, considerou a palestra muito esclarecedora e observou que a palestrante soube muito bem explanar os seis tópicos principais da segurança do paciente e isso agregou muito conhecimento ao grupo. Para Marlos, ela foi muito feliz ao propor que todos os alunos criassem uma situação hipotética e colocassem seus conhecimentos sobre segurança do paciente, mostrando qual seria a conduta de cada um. “Os ensinamentos aprendidos nesta palestra vão contribuir para melhorar ainda mais a cultura de segurança do paciente no Hospital Otorrino de Goiânia, orientando a equipe do corpo clínico, hospitalar e os pacientes”, disse.

Saiba mais: Confira as Seis Metas de Segurança do Paciente

•  Identificar corretamente o paciente
•  Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde
•  Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
•  Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos
•  Higienizar as mãos para evitar infecções
•  Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão
 

Segurança do Paciente: Nós apoiamos essa causa!

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado pelo Ministério da Saúde para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde brasileiros e o Sindhoesg, ciente da grande importância da promoção da segurança do paciente, que é um dos seis atributos da qualidade do cuidado, mantém um trabalho permanente de orientação aos estabelecimentos filiados  sobre esse assunto.

Por meio de palestras ministradas regularmente e das reuniões periódicas do Grupo de Estudos da NR-32, criado em 2010, o Sindhoesg promove a educação continuada dos filiados, sempre visando melhorar a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada à população.

Uma das formas de desenvolver iniciativas voltadas à segurança do paciente é a implantação de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos estabelecimentos de saúde. Os NSP devem promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente.  Para saber mais sobre a instalação e funcionamento do NSP, entre em contato com o Sindhoesg: 3093 4309 e/ou acesse o site do Ministério da Saúde. 

 

Profissionais de enfermagem devem estar atentos às anotações


Assim como o prontuário médico, as anotações em enfermagem são um conjunto de documentos de fundamental importância em todas as etapas do atendimento ao paciente e requerem uma atenção especial dos profissionais desta área. E foi para orientar enfermeiros e técnicos de enfermagem dos estabelecimentos filiados sobre a importância destes registros, que o Sindhoesg promoveu, no dia 8 de agosto, a palestra Anotações em Enfermagem.

Durante a palestra ministrada no auditório do Sindicato, a enfermeira especialista em auditoria em saúde Adriana Pereira Barroso dos Santos Knupp falou sobre esses registros, que devem conter informações, como observações do estado de saúde e evolução do pacientes, medicamentos aplicados, prescrições de enfermagem e sua implantação e execução das prescrições médicas, além de outros dados da assistência diária.

As anotações, além de permitir o acompanhamento da assistência prestada ao paciente e a sequência correta deste atendimento pela equipe, ainda são uma ferramenta de avaliação de todo o trabalho da enfermagem da instituição de saúde. Por isso, é importante que todos os profissionais de enfermagem estejam atentos aos prontuários e às corretas anotações.

A palestrante falou também sobre fundamentos legais das anotações e aspectos legais do registro de enfermagem. Em casos de questionamentos, essas anotações são provas da conduta correta do profissional.

 

SINDHOESG EM FOCO – 157 Dezembro/2019
Informativo do Sindicato dos Hospitais
e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Rua 24, 202, Centro – Goiânia (GO)
Fone (62) 3093 4309 E-mail imprensa@sindhoesg.org.br
Presidente: Dr. José Silvério Peixoto Guimarães
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764/JP-GO (62) 9 9903 0935
www.sindhoesg.org.br

 

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©