Sindhoesg em Foco 160

SINDHOESG EM FOCO 160

MARÇO 2020

Sindhoesg ministra palestra sobre coronavírus para profissionais de saúde

Informar sobre a epidemia de Covid-19, causada pelo coronavírus, foi o objetivo da palestra ministrada pelo Sindhoesg para uma nova turma de técnicos e auxiliares de enfermagem de estabelecimentos filiados na manhã desta sexta-feira, 28, na sede do Sindicato. Com o tema “Coronavírus: medidas de proteção, controle e notificação de casos”, a palestra foi o terceiro evento promovido pelo Sindhoesg sobre o assunto mais preocupante da saúde mundial no momento.

A enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano foi a palestrante e abordou o controle e notificação de casos do coronavírus, sua periculosidade, a situação do vírus no Brasil e no mundo, desde os primeiros relatos dos casos ocorridos na cidade chinesa de Wuhan até os dias atuais.

Para a profissional, disseminar informações verdadeiras sobre o coronavírus é importante para sensibilizar as equipes que atendem os casos de suspeita, orientando sobre como adotar as precauções ideais. Uma parte da palestra foi dedicada especialmente às medidas de bioproteção e biossegurança nos serviços de saúde.

Palestrante destaca atitudes básicas de prevenção

A palestrante frisou que atitudes básicas devem ser adotadas, reforçadas e amplamente divulgadas pelos profissionais que atuam em estabelecimentos de saúde. A maior delas é a higiene correta das mãos.

“É importante higienizar as mãos com água e sabão quando estiverem visivelmente sujas e utilizar o álcool em gel nos cinco momentos: antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimentos, após risco de exposição a fluidos biológicos, após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente, mesmo que não tenha tocado esse paciente”, alertou.

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos profissionais da área da saúde, de acordo com Luciene, também é essencial.  Segundo ela, todos devem ficar atentos ao uso correto de óculos, avental, gorro, luvas, máscara cirúrgica para transporte e máscara para assistência a pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação. O descarte dos EPIs usados também merece atenção.

A enfermeira ressaltou ainda a importância da “etiqueta respiratória”, já que o principal meio de transmissão é entre pessoas, por meio de contato com secreções contaminadas e eliminadas ao tossir ou espirrar.

Luciene observou que atitudes simples, como usar um lenço descartável para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, devem ser rotineiras. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas também é necessário, assim como evitar de aglomerações. Após a palestra, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o tema com a profissional.

SAIBA MAIS…

Quais são os sintomas da contaminação pelo coronavírus?

Os sintomas são semelhantes a uma gripe, principalmente respiratórios, como por exemplo: febre, tosse e dificuldade para respirar. Na maioria dos casos, os pacientes apresentam sintomas leves ou moderados, mas há casos graves e até fatais. Os mais vulneráveis parecem ser pessoas idosas (acima de 60 anos) ou com doenças pré-existentes.

Há tratamento específico para o novo coronavírus?

Não há tratamento específico para o novo coronavírus. O tratamento do paciente com suspeita ou infecção confirmada é baseado no controle de sintomas, e tem como objetivo dar suporte clínico ao paciente.

O isolamento hospitalar é indicado para casos suspeitos ou confirmados?

Sim, com base em critérios clínicos. Os casos confirmados ou suspeitos do novo coronavírus que não internam deverão permanecer em isolamento domiciliar, com acompanhamento regular.

Quais são os cuidados em domicílio?
Casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus devem permanecer em cômodo privativo, bem ventilado, mantendo distância dos demais familiares, além de evitar o compartilhamento de utensílios domésticos. Atentar-se para a importância da higienização das mãos.

Por quanto tempo uma pessoa fica isolada?
O isolamento deve ser mantido enquanto houver sinais e sintomas clínicos. Casos de coronavírus suspeitos, que forem descartados laboratorialmente, independentemente dos sintomas, podem ser retirados do isolamento. (Fonte: Hospital Sírio-Libanês)