SINDHOESG EM FOCO 168

JANEIRO 2021

Valney Luiz da Rocha é o novo presidente do Sindhoesg

O médico ortopedista e traumatologista Valney Luiz da Rocha é o novo presidente do Sindhoesg. Vice-presidente da entidade, ele assume a presidência nesta terça-feira, 19, após o pedido de afastamento feito ontem pelo médico cardiologista José Silvério Peixoto Guimarães.

A frente da presidência do Sindhoesg desde janeiro de 2005, quando assumiu interinamente o cargo, José Silvério foi eleito presidente pela primeira vez em julho daquele ano e reeleito para mais três gestões.

Em reunião, realizada na sede do Sindhoesg na noite do dia 18, ele se licenciou do cargo, que será ocupado interinamente por Valney Luiz da Rocha até agosto, quando acontecerá a posse na próxima diretoria do Sindicato a ser eleita em julho.

José Silvério fez um rápido balanço de sua gestão, falou sobre os desafios de conduzir o Sindhoesg e a satisfação de ter contribuído com o setor hospitalar e de saúde goiano. Em seus mandatos, várias ações foram impetradas visando assegurar direitos que resultaram em economia e na devolução de valores pagos a mais pelos prestadores de serviços de saúde. Algumas ações já transitaram em julgado e outras seguem em tramitação.

O pagamento de dívidas de gestões anteriores e a construção da sede própria do Sindhoesg, localizada na Rua 24, no Centro da capital, foram outras ações destacadas pelo presidente licenciado.

Valney Luiz da Rocha agradeceu ao colega, citou que a mudança na presidência faz parte do ciclo normal da gestão de todas as instituições e desejou sucesso a José Silvério, que também foi cumprimentado por diretores e filiados que participaram da reunião.

Diretoria 2018/2021

Presidente em exercício: Valney Luiz da Rocha
Presidente licenciado: José Silvério Peixoto Guimarães
Secretário Geral: Alexandre João Meneghini
Secretário Adjunto: Gustavo Suzin Clemente
Tesoureiro: Leonardo Mariano Reis
Tesoureiro Adjunto: João Batista de Souza

Conselho Fiscal:
Efetivos
Primeiro: Robson Bueno de Carvalho
Segundo: Antônio Carlos de Carvalho
Terceiro: Waldir de Sousa

Suplentes
Primeiro: Fernando Antônio Honorato da Silva e Souza
Segundo: Salomão Rodrigues Filho
Terceiro: Hélio Albino da Silva

Credenciamento do Ipasgo começa

nesta quarta-feira, 20

Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, tem início o credenciamento de prestadores de serviços de saúde pessoa física pelo Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo). A expectativa do Instituto é alcançar mais de 10 mil inscritos. “Com o credenciamento, conseguiremos ampliar a nossa lista de profissionais, beneficiando diretamente os usuários do Ipasgo de todo o Estado”, explica o presidente Hélio José Lopes.

No dia 6 de janeiro, o Ipasgo lançou três editais para credenciamento de médicos, odontólogos e terapeutas complementares (nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais). Todos os documentos estão disponíveis no site www.ipasgo.go.gov.br, na aba “Editais”.

As inscrições serão realizadas no Sistema Ipasgo de Credenciamento, que estará disponível para acesso no site oficial do Ipasgo a partir do dia 20 de janeiro, às 8 horas, até o dia 31 de março, às 18 horas. Os interessados deverão se cadastrar selecionando o botão “Primeiro Acesso”, quando é necessário informar o CPF, nome ou nome social e e-mail. No ato da inscrição, os candidatos poderão anexar todos os documentos autenticados, via código de autenticação eletrônica, via cartório ou via sistema.

Após a fase de credenciamento, será divulgada no site oficial do Ipasgo a lista de profissionais habilitados. Aqueles que não constarem como aptos, poderão recorrer no prazo de cinco dias úteis contados a partir do primeiro dia subsequente à data da publicação do aviso de intimação aos interessados, no Diário Oficial do Estado. (Com informações: Ipasgo)

Novo boletim da Anvisa traz dados sobre transmissão hospitalar da Covid-19

A Anvisa reafirma a necessidade de gestores e profissionais de saúde intensificarem as medidas de prevenção e controle da infecção.

A Anvisa publicou na sexta-feira (15/1) um boletim informativo (clique aqui) com a análise dos dados das notificações de infecções pelo novo coronavírus transmitidas dentro dos hospitais do país. As notificações foram realizadas pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs), de acordo com a Nota Técnica 7/2020.  Ao divulgar o documento, a Agência reitera a necessidade dos gestores e profissionais de saúde intensificarem as medidas de prevenção e controle da infecção diante do aumento da demanda de atendimento hospitalar e da possibilidade de disseminação de novas cepas do vírus.

Para evitar e conter a disseminação do vírus durante a assistência à saúde, é fundamental que os gestores desses serviços forneçam as condições para a implementação das medidas de prevenção e controle da infecção. Nesse sentido, é preciso aprimorar a gestão do estoque de produtos para saúde epromover ações de sensibilização e capacitação dos profissionais, visando a segurança dos pacientes e da comunidade hospitalar.

É importante observar que a Anvisa publicou várias notas técnicas, entre outros documentos, com o objetivo de orientar os gestores e profissionais dos serviços de saúde. Essas orientações incluem desde medidas básicas de prevenção, como higienização das mãos, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), transporte de pacientes e limpeza e desinfecção de superfícies e produtos para saúde, bem como diretrizes referentes à vigilância epidemiológica e prevenção de surtos.

CONVITE

Grupo de Estudos da NR-32 inicia reuniões de 2021 no dia 29 de janeiro

Com o tema “Critérios epidemiológicos nacionais de IRAS por SARS-CoV-2”, o Grupo de Estudos do Sindhoesg referentes à NR-32 abrirá sua série de reuniões mensais de 2021 com um encontro na sexta-feira, 29 de janeiro.

Para facilitar a participação dos enfermeiros das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs), que integram o grupo criado há mais de dez anos, o Sindhoesg fará a reunião em dois horários: das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas.

Os encontros serão presenciais, na sede do Sindicato – Rua 24, número 202, Centro, Goiânia – GO (em frente à Delegacia da Mulher) – e os interessados em participar devem enviar um e-mail para secretaria@sindhoesg.org.br até o dia 28 de janeiro, informando a qual turma vão comparecer.

Durante o encontro, serão abordados também outros assuntos atuais relacionados à saúde e à segurança dos pacientes e dos profissionais que atuam em unidades de saúde. Participe!

Data: 29|01|21

Horários:

Turma 1: 9 às 11 horas

Turma 2: 14 às 16 horas

Local: Sindhoesg – Rua 24, 202, Centro

Atenção: confirmar presença por e-mail (secretaria@sindhoesg.org.br) até o dia 28|01, informando a turma escolhida. As vagas são limitadas.

Para ficar sempre atualizado (a) sobre as negociações trabalhistas, projetos e ações do Sindhoesg, acesse nosso site (www.sindhoesg.org.br) e nos acompanhe nas redes sociais (facebook e instagram).