SINDHOESG EM FOCO 70 (05/05/14)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 2 Nº 70  05/05/2014

Palestra de capacitação em NR-32 será ministrada na quinta-feira

Na próxima quinta-feira, 8 de maio, das 13h30 às 17 horas, o Sindhoesg vai promover a segunda turma de 2014 da Palestra de Capacitação na Norma Regulamentadora 32 (NR-32) voltada para profissionais da área da saúde, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e técnicos em segurança do trabalho.
Essa palestra é aberta apenas a profissionais empregados em estabelecimentos filiados ao Sindhoesg. As inscrições já podem ser feitas pelo telefone (62) 3093-4309 ou pelo e-mail juridico@sindhoesg.org.br.

Comissão do Senado aprova nomes de diretores da ANS e Anvisa

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, no dia 30 de abril, o nome do ex-presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), José Carlos de Souza Abrahão (FOTO), e Jaime César de Moura Oliveira para cargos na diretoria, respectivamente, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As indicações, apresentadas pela Presidência da República, seguem para Plenário em regime de urgência.
Na CAS, os senadores arguiram os indicados em sabatina conjunta. Para Abrahão, predominaram perguntas sobre a necessidade de integração da saúde suplementar com o Sistema Único de Saúde (SUS). Oliveira foi questionado sobre decisões da agência, pois faz parte da direção do órgão desde 2011 e está sendo indicado para novo mandato.
Abrahão, cuja indicação para a diretoria da ANS tem o apoio da Fehoesg, se mostrou comprometido com a articulação do sistema de saúde privado com o público. Oliveira disse que a Anvisa participa de fóruns para criar redes internacionais de agências reguladoras. (Com informaçõe: Jornal do Senado)

NÚMEROS

Planos de saúde ultrapassam 71 milhões de beneficiários

Dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) indicam que os planos de saúde no País já superam 71 milhões de beneficiários. O percentual de brasileiros com mais de 80 anos cobertos por planos ou seguros de saúde é 31,9%, atrás apenas da faixa etária de 30 a 39 anos (32,7%).

Número de transplantes de órgãos no país cresceu 18% nos últimos três anos

O número de transplantes de órgãos sólidos no Brasil aumentou 18% entre 2010 e 2013. Segundo o Ministério da Saúde, os procedimentos considerados de alta complexidade, como os transplantes de pulmão (100%) e coração (60%), tiveram as maiores elevações no período. "O aumento do transplante mais complexo significa uma melhora no sistema de transplante, porque esses são os transplantes com maior carência, por exemplo transplante de pulmão, coração. As pessoas que não recebem [o órgão] morrem, não têm opção”, avaliou o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Héder Murari Borba.

LEGISLAÇÃO
Resolução – RE nº 1.603, de 30 de abril de 2014, da Anvisa, publicada no Diário Oficial da União de  2 de maio de 2014 – Determina a apreensão e inutilização de lotes do produto grampeador cirúrgico. Clique aqui e confira.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 2 –  Nº 70 05/05/2014
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)