SINDHOESG EM FOCO Nº 106 (29/05/15)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 5 Nº 106 29/05/2015

O gerenciamento dos resíduos sólidos em saúde foi debatido hoje em palestra no Sindhoesg

O Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos em Saúde – RDC 306 foi o tema da palestra ministrada nesta sexta-feira (29), na sede do Sindhoesg, pela professora Luciene Paiva da Silva Potenciano. Coordenadora do Grupo de Estudo NR-32 do Sindhoesg, Luciene falou para um público formado por 35 trabalhadores de estabelecimentos filiados, entre eles enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e profissionais de limpeza.

A palestrante enfatizou o descarte de perfurocortantes, apresentou e esclareceu dúvidas do público sobre o roteiro de entrega do material para a Comurg/empresas terceirizadas e orientou os alunos sobre o gerenciamento adequado de outros resíduos sólidos de saúde.

A promoção desta palestra faz parte do trabalho educativo desenvolvido pelo Sindhoesg e voltado para os estabelecimentos filiados. Em abril, o tema abordado foi Limpeza e Desinfecção de Superfícies.

As palestras são gratuitas. Fiquem atentos aos informativos do Sindhoesg e confiram as datas e temas dos próximos eventos.

Ministério da Saúde vai pagar por descarte de capilares a partir de 1º de junho

A Portaria nº 584 do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União de 18 de maio e já em vigor, estabelece que, a partir da competência junho/2015, o Ministério da Saúde pagará pelo descarte de capilares de pacientes com hepatite B e C. O novo código para procedimentos de hemodiálise em pacientes com sorologia positiva para hepatite B e C será o mesmo já utilizado para HIV.

A Confederação Nacional de Saúde (CNS) divulgou a orientação da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), que alerta todas as clínicas a fazerem o descarte a partir de 1º de junho de 2015. A ABCDT também destaca a importância de os prestadores entrarem em contato com seu gestor e pedirem agilidade no envio de ofício à Secretaria de Atenção à Saúde – Departamento de Atenção Especializada e Temática/ Coordenação Geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde com a aprovação e relação dos respectivos serviços habilitados e que realizam o descarte dos dialisadores e linhas arteriais e venosas para todos os procedimentos hemodialíticos em paciente com sorologia positiva para hepatite B ou C, desde 13 de março de 2015.

A associação observa que não adianta fazer o descarte se o gestor não enviar esse ofício ao Ministério da Saúde. A ABCDT conta que desde a publicação da RDC nº 11/14, em março de 2014, vem mostrando ao Ministério que era preciso pagar pelo procedimento o mesmo valor pago pelos pacientes com HIV, pois o fim do reuso causaria um grande impacto financeiro para as clínicas de hemodiálise. A associação afirma que sempre foi a favor deste uso único, desde que houvesse uma contrapartida financeira por parte do Ministério. (Com informações: ABCDT)

Confira: Portaria MS / GM Nº 584, de 15 de maio de 2015, publicada no DOU Nº 92, de 18 de maio de 2015, Seção 01, páginas 39/40 – Inclui regra e altera atributos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde.

CONVENÇÕES COLETIVAS

Sindhoesg assina Convenção Coletiva de Trabalho com Sindicato dos Enfermeiros de Goiás

No dia 27 de maio de 2015, o Sindhoesg assinou a nova Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Enfermeiros de Goiás (SIEG). A convenção encontra- se em fase de registro no Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com a CCT, os trabalhadores têm direito a um reajuste de 7,60%, que incidirá sobre os salários de 1º de maio de 2014, a vigorar a partir de 1º de maio de 2015. A convenção também define o novo piso salarial da categoria. Clique aqui e confira o texto completo com todas as mudanças previstas na CCT.

Assinada a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Nutricionistas

O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, informa que foi assinada, no dia 27 de maio de 2015, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Goiás. A convenção encontra- se em fase de registro no Ministério do Trabalho e Emprego e os filiados podem adquirir cópias acessando o site www.sindhoesg.org.br, ícone Convenções Coletivas de Trabalho.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 4 –  Nº 106 29/05/2015
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)