SINDHOESG EM FOCO Nº 110 (30/06/15)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 5 Nº 110 30/06/2015

Sindhoesg recebe inscrições para a palestra “Ergonomia e EPI’s nos estabelecimentos de serviços de saúde”

O Sindhoesg está com inscrições abertas para a palestra “Ergonomia e EPI’s nos estabelecimentos de serviços de saúde”, que promoverá no dia 3 de julho, sexta-feira, das 13h30 às 17 horas. A inscrição é gratuita e poderá ser feita por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, profissionais do setor de limpeza (serviços gerais), maqueiros, lavanderia e trabalhadores da saúde em geral dos estabelecimentos filiados.

São oferecidas 70 vagas e cada estabelecimento filiado poderá inscrever até cinco colaboradores. A palestra será ministrada na sede do Sindicato – Alameda Botafogo n 101, Centro, Goiânia – por com Milton Roberto Polveiro (Ergonomia) e Onésimo de Morais Lima (EPIs).

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (62) 3093-4309 ou pelo e-mail juridico@sindhoesg.org.br. Atenção: palestra aberta somente aos filiados so Sindhoesg.

Palestra enfoca exigências da NR-32 e riscos de acidentes biológicos

A Norma Regulamentadora número 32/NR-32 (clique aqui e confira), que define medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, proíbe o uso de adornos por trabalhadores que atuam em locais onde há possibilidade de exposição a agente biológico. De acordo com o Guia Técnico de Riscos Biológicos do Ministério do Trabalho e Emprego (clique aqui e confira), são considerados adornos alianças, anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, broches, piercings expostos, gravatas e crachás pendurados com cordão.

Essa proibição, prevista no item 32.2.4.5, letra “b”, da NR-32, foi um dos temas abordados na palestra promovida pelo Sindhoesg no dia 26 de junho e ministrada pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano. A palestra, que abordou também a prevenção de acidentes com material biológico, o descarte de perfurocortantes e orientações para a correta lavagem das mãos, contou com a participação de cerca de 40 profissionais de estabelecimentos de serviços de saúde filiados.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), por meio da avaliação do local de trabalho e do trabalhador, pode identificar os riscos biológicos mais prováveis. Para fins de aplicação da NR-32, considera-se risco biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos.

Alerta Sanitário

Rialcool 70 antisséptico – A Anvisa suspendeu a distribuição, comercialização e uso do lote R1401087do medicamento Rialcool 70 antisséptico, álcool etílico, com validade até março de 2017. A Indústria Farmacêutica Rioquímica Ltda, fabricante do produto, informou o recolhimento voluntário do lote após constatar presença de partículas em suspensão e alteração no aspecto.

Standor ® – A Anvisa suspendeu a distribuição, comercialização e uso do lote 1224475 do medicamento Standor ®, ácido mefenâmico, 500 mg, comprimido válido até 09/2016. A determinação ocorreu após a empresa União Química Farmacêutica Nacional S.A, fabricante do produto, comunicar o recolhimento voluntário em razão da presença de amostras danificadas no interior de blisteres do lote citado.

Resfryneo – A Anvisa suspendeu a distribuição, comercialização e uso de todos os lotes dentro do prazo de validade do medicamento Resfryneo  (paracetamol, cloridrato  de fenilefrina, maleato  de  clorfeniramina), cápsula e solução oral. O medicamento é fabricado pela empresa Brainfarma Indústria Química e Farmacêuticas S.A e foi suspenso após auditoria da vigilância sanitária, que constatou a utilização de matéria prima do medicamento em locais não aprovados pela Agência.

LEGISLAÇÃO

MTE vai implantar processo eletrônico nas multas do FGTS

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai implantar o processo eletrônico de multas administrativas e notificação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A mudança visa facilitar a consulta aos documentos e diminuir a duração dos procedimentos administrativos e foi determinada pela Portaria N° 854, de 2015, publicada no Diário Oficial da União no dia 26 de junho.

As mudanças, segundo o ministro Manoel Dias, "fazem parte das iniciativas para ampliar a eficiência no atendimento ao cidadão, o acesso aos serviços e a diminuição de custos". A portaria vai também acelerar a tramitação dos processos, por meio de um instrumento chamado chancela eletrônica.

A portaria ainda define que os processos se adequem às determinações da Lei Nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação. A partir de agora, por exemplo, o estabelecimento ou empresa que pelo conjunto de infrações tiver submetido trabalhadores a condições análogas a de escravidão poderá ter seu nome incluído em cadastros públicos de informação. (Fonte: MTE)

Portaria MS / GM Nº 795, de 17 de junho de 2015, publicada no DOU Nº 115, de 19 de junho de 2015, Seção 01, páginas 31/32 –  Redefine a Comissão de Assessoramento Técnico para a Promoção da Doação Voluntária de Sangue (CAT-PDVS), no âmbito do Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados (SINASAN).

SINDHOESG EM FOCO
Ano 4 –  Nº 110 30/06/2015
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)