SINDHOESG EM FOCO Nº 121 (15/11/15)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 5 Nº 121 15/11/2015

Grupo de Estudos da NR-32 debate o reprocessamento de produtos médicos

Integrantes do Grupo de Estudos NR-32, criado pelo Sinhdoesg, voltaram a se reunir na sexta-feira, 13 de novembro, para ampliar o debate e esclarecer dúvidas sobre a Norma Regulamentadora número 32 (NR-32), o gerenciamento de resíduos de saúde e a Resolução MS/Anvisa nº 2.605, de 11 de agosto de 2006, que define a lista de produtos médicos enquadrados como de uso único e proibidos de serem processados.

O grupo, que é formado por profissionais representantes das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) de estabelecimentos filiados, também debateu a Resolução MS/ANVISA nº 2.606, de 11 de agosto de 2006, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração, validação e implantação de protocolos de reprocessamento de produtos médicos.

Os encontros do grupo de estudos acontecem mensalmente e são coordenados pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano e acompanhados pela assessora jurídica do Sindhoesg, Rosana Florencio. O objetivo destes encontros é manter os profissionais de saúde sempre atualizados e bem informados sobre assuntos e a legislação relacionada à segurança e à saúde dos trabalhadores e pacientes dos estabelecimentos de serviços de saúde.

Para mais informações sobre o grupo, criado há cinco anos, acesse o site do Sindhoesg (www.sindhoesg.org.br) ou ligue (62) 3093 4309.

ANS suspende venda de 43 planos de saúde de 16 operadoras

A partir da próxima quinta-feira (19/11), 43 planos de saúde de 16 operadoras terão a comercialização suspensa em razão do não cumprimento dos prazos máximos de atendimento e outras queixas de natureza assistencial, como negativas indevidas de cobertura. A medida é uma determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O diretor-presidente da ANS, José Carlos Abrahão, explica que o monitoramento realizado pela Agência procura induzir as operadoras a uma mudança de comportamento, provocando melhorias na assistência prestada aos beneficiários.

Com a suspensão, as operadoras ficam impedidas de receber novos consumidores nesses planos até comprovarem melhoria da assistência. Para os beneficiários existentes, entretanto, o atendimento permanece normal. Clique aqui e confira a lista completa das operadoras suspensas. (Fonte: ANS)

Brasileiros não apoiam CPMF, diz pesquisa

Pesquisa sobre a aprovação da CPMF (Contribuição sobre Movimentação Financeira) mostra que apenas 56% dos entrevistados conhecem o imposto. Dessa parcela, 86% declararam ser contra a volta do tributo, 11% das pessoas o aprovam e 3% não emitiram opinião.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sugeriu uma enquete e a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) resolveu encomendar pesquisa junto à empresa Ideia Inteligência. Foram contatadas 20 mil pessoas, entre 7 e 8 de novembro, em 122 cidades brasileiras. A Fiesp, que é contrária à criação e ao aumento de impostos, diz defender interesses do setor produtivo e lançou a campanha “Não Vou Pagar o Pato”, no dia 1º de outubro.

LEGISLAÇÃO

Portaria institui CNES para todos os estabelecimentos de saúde do País

O Ministério da Saúde divulgou, no começo de outubro, a Portaria MS-GM nº 1646, que institui o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) para todos os estabelecimentos de saúde do País, independentemente da natureza jurídica ou de integrarem o SUS.

As formas de operacionalização das diretrizes descritas nesta portaria, serão detalhadas em manual técnico operacional. Os estabelecimentos de saúde e os gestores terão até dezembro de 2016 para se adequarem às novas normas.
Clique aqui e acesse a portaria completa. (Fonte: Portal Saúde)

Portaria MS / GM Nº 1.826, de 11 de novembro de 2015, publicada no DOU Nº 217 de 13 de novembro de 2015, Seção 01, páginas 33/34 – Designa as entidades e movimentos sociais eleitos para comporem o plenário do Conselho Nacional de Saúde – Triênio 2015/2018.

Portaria ANS Nº 06, de 29 de outubro de 2015, publicada no DOU Nº 209 de 03 de novembro de 2015, Seção 02, página 23 – A Diretoria de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar, no uso das atribuições, resolve designar os representantes do Grupo de Trabalho Externo de OPME da ANS – GTE OPME ANS, que tem por finalidade realizar, no âmbito da ANS, o acompanhamento e o gerenciamento da implementação do conjunto de propostas definidas no Relatório Final do GTI-OPME.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 5 –  Nº 121 15/11/2015
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)