SINDHOESG EM FOCO Nº 135 (20/04/2016)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 5 Nº 135 20/04/2016

Grupo de Estudos da NR-32 debate a prevenção de acidentes com perfurocortantes e a notificação compulsória de doenças

O Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg voltou a se reunir na sexta-feira, 15 de abril, para debater assuntos relacionados à saúde e a segurança dos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde. As reuniões do grupo acontecem mensalmente, na sede do Sindicato, e são coordenadas pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano.

O encontro da sexta-feira contou com a participação de 19 trabalhadores de estabelecimentos filiados ao Sindhoesg. Os participantes são enfermeiros e técnicos que atuam em Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) das unidades de saúde.

Durante toda a manhã, eles debateram a elaboração de Planilha de Perfurocortante e a Portaria Nº 1.748, de 30 de agosto de 2011, que dispõe sobre o Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes.

Outro tema em pauta foi a Portaria Nº 1.271, de 6 de junho de 2014, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional.

Sindhoesg e Sintessi assinam Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho

O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, informa que foi assinado, no dia 14 de abril de 2016, o Termo Aditivo a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Trabalhadores Estabelecimentos em Serviços de Saúde de Itumbiara e Região (Sintessi) a ser aplicada aos empregados em estabelecimentos de serviços de saúde enquadrados na categoria nos municípios goianos de Água Limpa, Aloândia, Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Caldas Novas, Corumbaíba, Goiatuba, Gouvelândia, Inaciolândia, Itumbiara, Joviânia, Marzagão, Morrinhos, Panamá, Rio Quente e Vicentinópolis.

Segue a cláusula do reajuste:

CLÁUSULA TERCEIRA – SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTOS

Fica assegurado a todos os empregados beneficiados pelo presente Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho um reajuste de 9,91% (nove inteiros e noventa e um centésimos por cento), que incidirá sobre o salário base vigente em 1º de abril de 2015, a vigorar a partir de 1º de abril de 2016.

Parágrafo Primeiro – Os Salários Mínimos Profissionais passam a ser os seguintes:

Técnicos de Enfermagem      R$ 1.100,00
Auxiliar de Enfermagem      R$ 950,00
Recepcionistas      R$ 970,00
Serviços Gerais      R$ 950,00

Parágrafo Segundo – Ficam asseguradas as deduções das antecipações salariais referentes ao período de 1º/04/2015 a 31/03/2016.

Sindhoesg e Seessaceb assinam Convenção Coletiva de Trabalho

O Sindhoesg assinou, no dia 20 de abril de 2016, a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Anápolis com Extensão de Base – Seessaceb.  A CCT, que se encontra em fase de registro no Ministério do Trabalho e Emprego, tem a seguinte abrangência territorial:
Abadiânia, Alexânia, Barro Alto, Carmo do Rio Verde, Catalão, Ceres, Cristalina, Crixás, Formosa, Goianápolis, Goiandira, Goianésia, Hidrolândia, Ipameri, Itapaci, Jaraguá, Leopoldo de Bulhões, Mara Rosa, Minaçu, Nerópolis, Niquelândia, Nova Glória, Orizona, Padre Bernardo, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Pires do Rio, Porangatu, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Santa Terezinha de Goiás, São Miguel do Araguaia, Silvânia, Uruaçu, Uruana, Urutaí, Valparaíso e Vianópolis.

Segue a cláusula do reajuste:

Fica assegurado a todos empregados beneficiados pela presente convenção coletiva de trabalho um reajuste de 9,91% (nove inteiros e noventa e um centésimos por cento), que incidirá sobre os salários vigentes em 1º/04/2015, a vigorar a partir de 1º/04/2016.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Os salários mínimos profissionais passam a ser os seguintes:

Técnico de Enfermagem                     R$ 1.100,00
  Auxiliar de Enfermagem                    R$ 950,00
   Recepcionista                                     R$ 970,00
   Serviços Gerais                                   R$ 950,00

Os filiados poderão adquirir cópias destes documentos acessando o site www.sindhoesg.org.br, ícone “Convenções Coletivas”. Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a Assessoria Jurídica do Sindhoesg pelo telefone (62) 3093-4309 ou e-mail juridico@sindhoesg.org.br

Tiradentes – Confira os horários de funcionamento do Sindhoesg

Em função do feriado de Tiradentes, celebrado nesta quinta-feira, 21 de abril, o Sindhoesg terá seu horário de funcionamento alterado.

O Sindicato funciona nesta quarta-feira até as 17 horas e não terá expediente nos dias 21 e 22.

O Sindhoesg retoma o funcionamento normal na segunda-feira, 25, a partir das 8 horas. Bom feriado a todos!

LEGISLAÇÃO

Lei Nº 13.269, de 13 de abril de 2016, publicada no DOU Nº 71 de 14 de abril de 2016, Seção 1, página 01 – Autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna.

Lei Nº 13.270, de 13 de abril de 2016, publicada no DOU Nº 71 de 14 de abril de 2016, Seção 1, página 01 – Altera o art. 6º da Lei nº 12.842, de 10 de julho de 2013, que dispõe sobre o exercício da Medicina.

Portaria Anvisa Nº 894, de 13 de abril de 2016, publicada no DOU Nº 71 de 14 de abril de 2016, Seção 1, página 44 – Institui Grupo de Trabalho com o objetivo de realizar o acompanhamento e o gerenciamento da implementação do conjunto de propostas definidas no Relatório Final do GTI-OPME, e acompanhamento do cumprimento do Acórdão nº 435/2016-TCU Plenário.

Curta a página do Sindhoesg no facebook

SINDHOESG EM FOCO
Ano 5 –  Nº 135 20/04/2016
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)