SINDHOESG EM FOCO Nº 136 (02/05/2016)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 5 Nº 136 (02/05/2016)

Palestra sobre higienização das mãos reúne mais de cem profissionais

A correta higienização das mãos é tão importante para a saúde e a prevenção de doenças que tem até uma data especial no calendário para alertar as pessoas sobre esse hábito: 5 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos. Entre os profissionais de saúde, que no ambiente de trabalho estão frequentemente expostos a germes, fungos, bactérias e vírus, a lavagem das mãos é uma regra de ouro para a proteção da própria saúde e a promoção da segurança dos pacientes e demais profissionais e usuários dos serviços de saúde.

A higienização das mãos, medida essencial para a prevenção, por exemplo, da transmissão do vírus H1N1 e de doenças como diarreia, foi um dos temas abordados na palestra promovida pelo Sindhoesg no dia 29 de abril e que contou com a participação de 117 profissionais de saúde de estabelecimentos filiados. A palestra “Higienização das mãos, acidente com material biológico, descarte e perfurocortante, EPI’s e adornos” foi ministrada no auditório do Hospital Araújo Jorge pela enfermeira Zilah Cândida Pereira das Neves. LEIA MAIS

NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

Sindhoesg assina Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho com Sindicato dos Enfermeiros em Goiás

O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, informa que foi assinado, no dia 2 de maio de 2016, Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Goiás (Sieg). O documento encontra- se em fase de registro no Ministério do Trabalho e Emprego. Os filiados poderão adquirir cópias acessando o site www.sindhoesg.org.br, ícone Convenções Coletivas de Trabalho.

Sindhoesg assina Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho com o Seessego

O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, informa que foi assinado, no dia 28 de abril de 2016, o Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Seessego), a ser aplicado aos empregados em estabelecimentos de serviços de saúde enquadrados na categoria nos municípios de Adelândia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alto Horizonte, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Americano do Brasil, Anhanguera, Anicuns, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Araçu, Aragoiânia, Aruanã, Aurilândia, Avelinópolis, Baliza, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Buriti de Goiás, Buritinópolis, Cabeceiras, Cachoeira de Goiás, Caldazinha, Campinaçu, Campinorte, Campo Alegre de Goiás, Campos Belos, Campos Verdes, Caturaí, Cavalcante, Cezarina, Chapadão do Céu, Colinas do Sul, Córrego do Ouro, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Damianópolis, Damolândia, Davinópolis, Divinópolis de Goiás, Doverlândia, Edealina, Edéia, Estrela do Norte, Fazenda Nova, Flores de Goiás, Formoso, Goianira, Guapó, Guaraíta, Guarani de Goiás, Guarinos, Heitoraí, Hidrolina, Iaciara, Indiara, Inhumas, Itaguari, Itaguaru, Itauçu, Ivolândia, Jandaia, Jaupaci, Mairipotaba, Mambaí, Matrinchã, Moiporá, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Morro Agudo de Goiás, Mundo Novo, Mutunópolis, Nazário, Nova América, Nova Aurora, Nova Crixás, Nova Iguaçu de Goiás, Nova Veneza, Novo Planalto, Ouvidor, Palestina de Goiás, Palmeiras de Goiás, Palmelo, Palminópolis, Paranaiguara, Paraúna, Perolândia, Petrolina de Goiás, Piracanjuba, Planaltina, Pontalina, Posse, Santa Cruz de Goiás, Santa Fé de Goiás, Santa Isabel, Santa Tereza de Goiás, Santo Antônio de Goiás, São Domingos, São João da Paraúna, São João D'aliança, São Luíz do Norte, São Miguel do Passa Quatro, Simolândia, Sítio D'abadia, Taquaral de Goiás, Teresina de Goiás, Três Ranchos, Trindade, Trombas, Turvânia, Uirapuru, Varjão e Vila Boa.

Anexos: Campestre, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Jesúpolis, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Ouro Verde de Goiás, Professor Jamil, Santa Bárbara, Santa Rosa, Santo Antônio do Descoberto, São Francisco de Goiás e Teresópolis de Goiás.

Segue a cláusula do reajuste:

CLÁUSULA TERCEIRA – REAJUSTE

Fica assegurado a todos os empregados beneficiados pelo presente Termo Aditivo a Convenção Coletiva de Trabalho um reajuste de 9,91%, que incidirá sobre o salário base vigente em 1º de abril de 2015, a vigorar a partir de 1º de abril de 2016.
Parágrafo Primeiro – Fica assegurado aos profissionais abaixo relacionados o salário mínimo profissional nos seguintes valores:
Técnico de Enfermagem                           R$ 1.100,00
Auxiliar de Enfermagem                         R$ 950,00
Recepcionista                                         R$ 970,00
Serviços Gerais                                       R$ 950,00

Parágrafo Segundo – Ficam assegurados os descontos das antecipações salariais referentes ao período de 01/04/15 à 31/03/16. Os filiados poderão acessar cópias no site www.sindhoesg.org.br, ícone “Convenções Coletivas”.

Sindhoesg orienta estabelecimentos sobre antecipação de reajuste salarial referente ao Sindisaúde/RV

Em documento enviado, no dia 26 de abril, aos diretores administrativos dos hospitais, o presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, informou que a negociação do Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho entre o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – (Sindhoesg) e o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Rio Verde e Região – Sindisaúde RV, não foi firmada. O Sindisaúde RV abrange os municípios goianos de Acreúna, Cachoeira Alta, Caçu, Castelândia, Itajá, Itarumã, Jataí, Maurilândia, Mineiros, Montividiu, Portelândia, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis e Turvelândia.

Diante do impasse nas negociações, o Sindhoesg sugeriu aos estabelecimentos a concessão do reajuste salarial de 9,91%, que incidirá sobre o salário base vigente em 1º de abril de 2015, a vigorar a partir de 1º de abril de 2016.

Também fica assegurado aos profissionais abaixo relacionados o salário mínimo profissional nos seguintes valores:
Técnicos de Enfermagem    R$ 1.100,00
Auxiliar de Enfermagem    R$ 950,00
Recepcionistas    R$ 970,00
Serviços Gerais    R$ 950,00
Atendente de Consultório    R$ 970,00

Atenção: o reajuste deverá constar no contracheque como antecipação salarial.
Efetuar descontos para o sindicato dos trabalhadores somente dos empregados filiados.

Em caso de dúvida, o estabelecimento deve entrar em contato com a Assessoria Jurídica do Sindhoesg pelo telefone (62) 3093-4309 ou pelo e-mail juridico@sindhoesg.org.br

LEGISLAÇÃO

Decreto de 27 de abril de 2016, publicada no DOU Nº 80 de 28 de abril de 2016, Seção 2, página 01 – A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso I, da Constituição, resolve EXONERAR, a pedido, MARCELO COSTA E CASTRO do cargo de Ministro de Estado da Saúde.

Portaria Nº 834, de 26 de abril de 2016, publicada no DOU Nº 79 de 27 de abril de 2016, Seção 1, páginas 33/38 – Redefine os procedimentos relativos à certificação das entidades beneficentes de assistência social na área de saúde. Após alterações da Lei 12.101/09 pelas Leis 12.249/10 e 12.868/13 e os Decretos 7300/10 e 8.246 que regulamentam a criação de novos serviços assistenciais no âmbito do SUS com Comunidades Terapêuticas e Unidades de Acolhimento, tornou-se necessário atualizar Portarias sobre a matéria do Ministério da Saúde, com objetivo de redefinir os procedimentos relativos à solicitação e concessão de Certificados de Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da saúde o que está sendo feito mediante a publicação da Portaria MS / GM nº 834 de 26/04/2016.

Decreto Nº 8.716, de 20 de abril de 2016, publicado no DOU Nº 76 de 22 de abril de 2016, Seção 1, página 01 – Institui o programa de prevenção e proteção individual de gestantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica contra o Aedes aegypti.

Portaria MS / GM Nº 779, de 20 de abril de 2016, publicada no DOU Nº 76 de 22 de abril de 2016, Seção 1, página 79 – Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema de Registro de Atendimento às Crianças com Microcefalia.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 5 –  Nº 136 02/05/2016
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)