Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

SINDHOESG EM FOCO Nº 137 (10/05/16)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 5 Nº 137 (10/05/2016)

 

Confira a nova edição do Jornal do Sindhoesg

A nova edição do Jornal do Sindhoesg já está disponível para leitura no formato eletrônico. O jornal traz uma matéria sobre a Central de Compras do Sindhoesg/Fehoesg, com a opinião de quem já utiliza o serviço.
 

Traz também uma matéria sobre Hotelaria Hospitalar e uma entrevista com o secretário-geral do Sindhoesg e ex-presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás, Alexandre Meneghini.
 

Clique aqui e confira.

 

Leia abaixo o editorial do presidente José Silvério Peixoto Guimarães.
 

 

 

Editorial – Diferenciais da boa gestão hospitalar

Já vai longe o tempo em que a gestão das empresas era baseada no conhecimento empírico, na mera observação e reprodução de experiências positivas herdadas. Hoje, e cada vez mais, o mercado exige a profissionalização dos gestores, o planejamento do trabalho, o uso de ferramentas que possibilitem a padronização dos processos e o acompanhamento dos resultados. Qualidade é a palavra de ordem.
 

No setor de saúde não é diferente. Os hospitais precisam estar sempre atentos a seus custos, à necessidade de capacitação contínua de seu quadro de pessoal, à gestão administrativa, à relação com os compradores de serviços e, claro, à qualidade do atendimento prestado ao público.
 

E quando falamos em atendimento em estabelecimentos de saúde não nos referimos apenas à assistência médica, hospitalar ou laboratorial. Falamos dos serviços prestados aos pacientes e a seus acompanhantes em todas as etapas de sua passagem pela unidade: da recepção à alta médica.
 

Por isso, é importante que os hospitais e demais estabelecimentos de serviços de saúde estejam atentos aos instrumentos e práticas da boa gestão. Citamos dois exemplos: os cuidados com a hotelaria podem aumentar a satisfação dos usuários dos serviços, gerando benefícios para a imagem da empresa, e inovações e melhorias no processo de compras podem resultar em agilidade e economia, o que permitirá que a unidade invista mais tempo e recursos no aperfeiçoamento de outros setores.
 

O Sindhoesg tem trabalhado para orientar e apoiar os filiados na melhoria contínua da gestão dos estabelecimentos. Conheçam e utilizem nossos serviços.


José Silvério Peixoto Guimarães
Presidente do Sindhoesg

 

Sindhoesg assina Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho com Sindicato dos Nutricionistas 

O presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg), José Silvério Peixoto Guimarães, informa que foi assinado, no dia 2 de maio de 2016, o Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Goiás (Sineg). O documento encontra- se em fase de registro no Ministério do Trabalho e Emprego. Os filiados poderão adquirir cópias acessando o site www.sindhoesg.org.br, ícone Convenções Coletivas de Trabalho.

 

 

Participe: Nova palestra do Sindhoesg vai abordar a NR-32 

A Norma Regulamentadora número 32, a conhecida NR-32, será tema da próxima palestra que o Sindhoesg vai promover para os profissionais dos estabelecimentos filiados. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
 

  • Data: 20/05/2016

  • Horário: 13h30 às 16h30

  • Local: Rua 239, nº 206, Setor Universitário, Goiânia – GO, segundo andar do Hospital Araújo Jorge.

  • Palestrante: Professora Luciene Paiva da Silva Potenciano- Especialista em Enfermagem do Trabalho e Controle de CCIH, palestrante do Instituto Francisco Ludovico e coordenadora do Grupo de Estudo NR-32 do Sindhoesg e do Sindimagem.

  • Público-alvo: Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, profissionais do setor de limpeza (serviços gerais) e empregados da saúde em geral.

  • Número de vagas: 70 (5 participantes por estabelecimento)

  • Inscrições: (62) 3093-4309 ou juridico@sindhoesg.org.br

OBS.: palestra aberta SOMENTE AOS FILIADOS DO SINDHOESG.

 

LEGISLAÇÃO

 

Lei proíbe revista íntima em locais de trabalho e prevê multa


Publicada no Diário Oficial da União em 18 de abril de 2016, a Lei nº 13.27, de 15 de abril de 2016, dispõe sobre a proibição de revista íntima de funcionárias nos locais de trabalho e trata da revista íntima em ambientes prisionais. Confira
 

A Presidenta da República
 

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
 

Art. 1º – As empresas privadas, os órgãos e entidades da administração pública, direta e indireta, ficam proibidos de adotar qualquer prática de revista íntima de suas funcionárias e de clientes do sexo feminino.
 

Art. 2º – Pelo não cumprimento do art. 1º, ficam os infratores sujeitos a:
I – multa de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) ao empregador, revertidos aos órgãos de proteção dos direitos da mulher;
II – multa em dobro do valor estipulado no inciso I, em caso de reincidência, independentemente da indenização por danos morais e materiais e sanções de ordem penal.

 

Art. 3º – (VETADO).
 

Art. 4º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
 

Brasília, 15 de abril de 2016; 195º da Independência e 128º da República.
DILMA ROUSSEFF
Eugênio José Guilherme de Aragão

 

Ministério da Saúde publica novas portarias sobre protocolos clínicos

O Ministério da Saúde publicou, em 2 de maio, novas portarias sobre protocolos clínicos. Confira:

Portaria MS / SAS Nº 449, de 29 de abril de 2016, publicada no DOU Nº 82 de 02 de maio de 2016, Seção 1, página 53 –  Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Aplasia Pura Adquirida Crônica da Série Vermelha.

Portaria MS / SAS Nº 450, de 29 de abril de 2016, publicada no DOU Nº 82 de 02 de maio de 2016, Seção 1, página 53 –  Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Hipoparatireoidismo.

Portaria MS / SAS Nº 451, de 29 de abril de 2016, publicada no DOU Nº 82 de 02 de maio de 2016, Seção 1, página 53  –  Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Raquitismo e Osteomalácia.

 



SINDHOESG EM FOCO
Ano 5 –  Nº 137 10/05/2016
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)
Fone (62) 3093 4309
E-mail imprensa@sindhoesg.org.br
Presidente: Dr. José Silvério Peixoto Guimarães
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764/JP-GO

 

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©