Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

SINDHOESG EM FOCO Nº 144 (25/10/16)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 5 Nº 144 25/10/16


Confira a quinta edição do Jornal do Sindhoesg

 

Em sua quinta edição, já disponível para leitura na versão eletrônica, o Jornal do Sindhoesg destaca ações do Sindicato em defesa dos filiados. A matéria observa que os estabelecimentos filiados, já beneficiados com o fim da cobrança de ICMS sobre a demanda de energia e com o ressarcimento do valor pago indevidamente, podem conquistar na justiça a devolução de outros créditos tributários e descontos em futuros pagamentos. Ações visando essas compensações e reduções em contas de energia, INSS e FGTS já foram impetradas pelo Sindicato.

No editorial, o presidente José Silvério Peixoto Guimarães fala sobre a terceirização e a responsabilidade dos estabelecimentos de serviços de saúde. Outra matéria publicada nesta edição aborda os prazos de guarda de documentos. Clique aqui e boa leitura!

 

A palestra sobre "Isolamento (bactérias multirresistentes) e Cirurgias Contaminadas" será realizada no dia 18

O Sindhoesg vai promover no dia 18 de novembro, das 13h30 às 16h30, a palestra “Isolamento (bactérias multirresistentes) e Cirurgias Contaminadas”, que será ministrada pela doutora em enfermagem e especialista em prevenção e controle de infecção hospitalar e em vigilância sanitária e epidemiológica Zilah Cândida Pereira das Neves.

A palestra, que será realizada no auditório do Hospital Araújo Jorge –  Rua 239, nº 206, Setor Universitário, 2º andar, em Goiânia (GO) – é aberta apenas a profissionais dos estabelecimentos filiados ao Sindhoesg. O público-alvo é formado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, profissionais do setor de limpeza (serviços gerais) e empregados da saúde em geral.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (62) 3093-4309 ou pelo e-mail juridico@sindhoesg.org.br. Mas, os interessados devem se apressar pois restam poucas vagas.

Trabalhadores aprendem como prevenir e como agir em caso de acidente com material biológico

Em uma palestra promovida no dia 14 de outubro pelo Sindhoesg, os trabalhadores dos estabelecimentos filiados tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos sobre medidas preventivas e como agir em caso de acidente com material biológico. A palestra “Acidente com material biológico: medidas pré e pós-exposição” foi ministrada na sede do Sindicato pela enfermeira Tatiana Luciano Sardeiro.

Ao público, formado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, profissionais do setor de limpeza e empregados de estabelecimentos filiados, Tatiana explicou que o risco biológico é uma realidade frequente no processo de trabalho de quem atua nos serviços de saúde e ressaltou ser fundamental o cumprimento de medidas de prevenção de acidentes e o conhecimento das condutas a serem seguidas em caso de exposição aos agentes infectantes. Leia mais…


Grupo de Estudos da NR-32 debate o reuso de produtos

A resistência a antibióticos e o reuso de produtos, que é tema de uma consulta pública aberta pela Anvisa, foram debatidos pelos participantes do Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg. A reunião, realizada no dia 7 de outubro, contou com a participação de 20 profissionais da área de enfermagem dos estabelecimentos filiados e a coordenação da enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano. Durante o encontro, na sede do Sindhoesg, a equipe debateu esses e outros temas relacionados à saúde e segurança nos estabelecimentos de saúde.

 

CNS ingressa com ação contra a lei que veda o trabalho de gestante ou lactante em atividades insalubres

 

A Confederação Nacional de Saúde (CNS), entidade que representa a Fehoesg, ingressou, no dia 5 de outubro, com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI nº 5605) contra a Lei 13.287/2016, que acrescenta o artigo 394-A à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para proibir o trabalho da gestante ou lactante em atividades, operações ou locais insalubres.
 

A Lei 13.287/2016 que está em vigor desde 11 de maio desse ano diz que “a empregada gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, de quaisquer atividades, operações ou locais insalubres, devendo exercer suas atividades em local salubre”. Leia mais…
 

7º Congresso Internacional de Saúde Mental no Trabalho começa amanhã (26) em Goiânia

Promovido pelo Ministério Público do Trabalho, por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 18ª Região, em parceria com entidades que integram o Fórum de Saúde e Segurança do Trabalhador no Estado de Goiás, o 7º Congresso Internacional de Saúde Mental no Trabalho começa nesta quarta-feira, 26, em Goiânia. O evento será realizado no Oliveira´s Place até o dia 28 e vai debater temas, como Transtornos mentais relacionados ao trabalho, o Papel da Gestão de Pessoas na redução dos riscos psicossociais no meio ambiente do trabalho e a Formação de gestores e suas implicações na saúde mental do trabalhador. Leia mais…
 

Rede de supermercados é processada em R$ 6 mi por desrespeitar jornada de trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás ajuizou ação contra a empresa Cencosud Brasil Comercial LTDA, responsável por três unidades do supermercado Bretas nas cidades de Jataí e Rio Verde. O valor pedido a título de indenização por dano moral coletivo é de R$ 6 milhões. A Cencosud é uma das maiores empresas do mercado varejista latino-americano, com mais de 360 estabelecimentos distribuídos em oito estados brasileiros.

A partir dos documentos requisitados à empresa e de relatórios de fiscalização elaborados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) em Goiás, foi constatado que não eram concedidos: período mínimo de 11 horas consecutivas para descanso entre duas jornadas de trabalho; descanso semanal de 24 horas consecutivas, preferencialmente aos domingos; intervalo para repouso ou alimentação de, no mínimo, uma hora e, no máximo, duas horas. Além disso, foi verificado que havia a prorrogação da jornada, sem justificativa legal, além do limite de duas horas diárias (Fonte: MPT-GO). Leia mais…

 

LEGISLAÇÃO


Portaria MS / GM Nº 2.012, de 19 de outubro de 2016, publicado no DOU Nº 202 de 20 de outubro de 2016, Seção 1, página 25 – Aprova o Manual Técnico para o Diagnóstico da Sífilis e dá outras providências.

Resolução Operacional ANS Nº 2.086, de 19 de outubro de 2016, publicada no DOU Nº 202 de 20 de outubro de 2016, Seção 1, página 31 – Dispõe sobre a instauração do regime especial de Direção Técnica na operadora Unimed – Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro Ltda.
 

RDC ANVISA Nº 117, de 19 de outubro de 2016, publicada no DOU Nº 202 de 20 de outubro de 2016, Seção 1, página 32 – Dispõe sobre a atualização do Anexo I (Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial) da Portaria SVS/MS nº 344, de 12 de maio de 1998.

 




SINDHOESG EM FOCO
Ano 5 –  Nº 144 25/10/2016
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)
Fone (62) 3093 4309
E-mail imprensa@sindhoesg.org.br
Presidente: Dr. José Silvério Peixoto Guimarães
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764/JP-GO

 

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©