SINDHOESG EM FOCO Nº 17 – 13/05/13

de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
                                                            Ano 1 Nº 17  13/05/2013

Presidente do Sindhoesg vai apresentar

grupo de compras a hospitais de Iporá

No dia 16 de maio, quinta-feira, o presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, estará em Iporá, onde participará de um ciclo de palestras promovido pelo Sindicato dos Hospitais de Iporá e Região (Sindhospi). O evento será realizado a partir das 19 horas, no Grand Hotel, e José Silvério vai apresentar aos representantes dos hospitais e clínicas da região a Central de Compras do Sindhoesg.
Criada no início deste ano, a central proporcionando aos estabelecimentos de serviços de saúde maior economia, agilidade, comodidade e segurança na aquisição de medicamentos, equipamentos, alimentos, materiais de escritório, produtos de limpeza e outros insumos.
Fruto de uma parceria entre o Sindhoesg e a empresa Huma Tecnologia, a central foi criada para facilitar os processos de compras pelos estabelecimentos de serviços de saúde de Goiânia e do interior, reduzindo o tempo gasto nas cotações e pedidos, ampliando o acesso a fornecedores de todo o país e, consequentemente, facilitando a escolha dos que oferecem os melhores produtos e menores preços.
O presidente do Sindhoesg vai apresentar esse novo serviço oferecido aos filiados e esclarecer como os hospitais do interior podem participar da central. Além da apresentação do presidente, a programação do evento inclui também uma palestra da enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, coordenadora do Grupo de Estudo NR-32 do Sindhoesg, que vai falar sobre a Norma Regulamentadora (NR) nº 32, notificações recomendatórias e fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de Goiás (SRTE/GO).
Os assessores jurídicos do Sindhoesg e da Fehoesg, Rosana Florencio e Cícero Lage, também vão participar do ciclo de palestra, esclarecendo dúvidas dos filiados. O encontro é aberto a médicos, odontólogos, veterinários, gestores, administradores, técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros de CCIH e empresas que prestam serviços em segurança e Medicina do Trabalho nos estabelecimentos de serviços de saúde. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone (64) 3603-1237 (Real Contabilidade) – falar com o sr. Deusmar.

Registrada a CCT firmada entre

o Sindhoesg e o Sindsaúde RV

O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, informa que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT),  assinada no dia 24 de abril de 2013 com o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Rio Verde e Região (Sindsaúde RV), já foi registrada no Ministério do Trabalho e Emprego. A CCT tem abrangência nos seguintes municípios goianos: Acreúna, Cachoeira Alta, Caçu, Castelândia, Itajá, Itarumã, Jataí, Maurilândia, Mineiros, Montividiu, Portelândia, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis e Turvelândia.
Acesse o site do Sindhoesg (www.sindhoesg.org.br) e confira o texto completo desta e de outras convenções Coletivas de Trabalho firmadas em 2013 pelo Sindicato.

Operadoras têm de justificar

negativa de cobertura por escrito

Já está em vigor, a Resolução Normativa nº 319, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que obriga as operadoras de planos de saúde a justificarem por escrito as negativas de cobertura aos beneficiários que assim solicitarem. A informação deve ser transmitida em até 48 horas ao beneficiário solicitante e em linguagem clara, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que justifiquem o motivo da negativa.
A resposta por escrito poderá ser dada por correspondência ou por meio eletrônico, conforme escolha do beneficiário do plano.. "Quando um beneficiário faz uma solicitação para exames, consultas ou cirurgias, a operadora tem prazos máximos para liberar ou negar aquele pedido, dando as pertinentes informações em caso de negativa, que agora também poderão ser solicitadas por escrito", acrescenta André Longo, diretor-presidente da ANS.
A operadora que deixar de informar por escrito os motivos da negativa de cobertura pagará multa de R$ 30 mil. (Com informações: ANS)

Vacinação: campanha prorrogada

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia prorrogou até o dia 17 de maio a campanha de vacinação contra a influenza. A capital já atingiu 75% da meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde. O ideal seria o alcance de, pelo menos, 80% desta meta.

LEGISLAÇÃO

Portaria MS / SAS Nº 498, de 03 de maio de 2013, publicada no DOU Nº 85 de 06 de maio de 2013, Seção 01, página 88 –  Define o fluxo e prazos para disponibilização dos Sistemas de Informação de Atenção a Saúde e envio das bases de dados do SCNES, SIA, SIH e CIHA para o ano de 2013.

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.013/2013, publicada no DOU de 09 de maio de 2013, Seção I, p. 119 Adota as normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida, anexas à presente resolução, como dispositivo deontológico a ser seguido pelos médicos e revoga a Resolução CFM nº 1.957/10.

SERVIÇO – SINDHOESG

Clipping – Confira diariamente as principais notícias da área da saúde veiculadas nos jornais goianos e em sites especializados, acessando o Clipping Sindhoesg no portal do Sindicato: www.sindhoesg.org.br. Acesse e boa leitura.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 1 –  Nº 17– 13/05/2013
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)