Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

SINDHOESG EM FOCO Nº 21 (10/06/13)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
                                                                    Ano 1 Nº 21  10/06/2013

 

Serviços de endoscopia já devem estar

adaptados à resolução da Anvisa

O prazo para os serviços de endoscopia se adaptarem às exigências da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 6, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre os requisitos de “Boas Práticas de Funcionamento” para os serviços de endoscopia com via de acesso ao organismo por orifícios exclusivamente naturais, terminou em 4 de junho. Para algumas mudanças, como a criação de uma sala de recuperação, o prazo de adaptação é maior: um ano.
As exigências variam de acordo com a complexidade do serviço e englobam desde a infraestrutura mínima necessária para o funcionamento do estabelecimento até a desinfecção dos equipamentos usados. Os serviços que forem abertos a partir da resolução terão de atender todas as exigências da norma republicada no Diário Oficial da União de 4 de março de 2013.
Clique aqui, acesse o site do Sindhoesg e confira o texto completo da resolução.

 

Workshop da FBH debateu o controle

e redução dos custos hospitalares

No dia 4 de junho (foto), a Federação Brasileira dos Hospitais (FBH) reuniu especialistas do setor de saúde no workshop “Controle e Redução de Custos Hospitalares”, realizado em Brasília (DF). O presidente da FBH, Luiz Aramicy Pinto, disse que o objetivo do evento era mostrar aos filiados e associações de todo o Brasil a necessidade de estarem preparados para ultrapassar as dificuldades que o setor vem enfrentando, dentre elas as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Um dos palestrantes convidados, o especialista em Tecnologia da Informação aplicada à rede hospitalar, Luiz Antônio de Biase, falou sobre a importância da informatização dos hospitais para a redução de custos. Fernando Ferreira Medeiros, da Tractmanager, enfocou as principais regras da gestão de contratos e sua importância na área da saúde.
Os impactos da tributação e desoneração fiscal na área da saúde foi o tema abordado por Olympio Távora, da Confederação Nacional da Saúde (CNS), que destacou a alta carga tributária em materiais e insumos da saúde e afirmou que a tributação é a principal razão do alto custo da prevenção e tratamento das doenças no Brasil. “A diminuição da cota patronal reduziria o preço final do serviço hospitalar, gerando competitividade no setor”, disse.
O presidente da CNS, José Carlos de Souza Abrahão, também participou do workshop, abordou a atual situação da saúde no Brasil e sugeriu melhorias para o setor. “Queremos o melhor da saúde para a população”, afirmou, ressaltando que a saúde passa por um momento delicado e que é necessário mostrar tudo que o setor saúde realiza de positivo, não só dificuldades.
O presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Francisco Balestrin, mediou rodadas de perguntas entre palestrantes e participantes. O evento contou também com palestras sobre as novas normas e indicação de métodos de utilização de princípios econômicos e contábeis na gestão de hospitais e o cenário do mercado de convergência das normas contábeis internacionais, ministrada por Wagner Barbosa de Castro, da Somatória; e sobre o sistema de Troca de Informações da Saúde Suplementar (Padrão TISS 3.0), tema abordado pelo secretário geral da FBH, Eduardo de Oliveira. (Com informações: FBH e CNS)

Ministério da Saúde oferece curso

                     sobre influenza para médicos

O Ministério da Saúde está oferecendo aos médicos de todo o país um curso de capacitação sobre o protocolo de tratamento da Influenza 2013.  O curso é ministrado à distância em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e tem como objetivo reforçar o manejo correto da doença, visando a redução dos óbitos e complicações pela gripe.
O curso apresenta casos clínicos interativos, com explicações sobre os erros e acertos a cada decisão que o médico tomar. Ao final de cada caso, o profissional poderá assistir a um vídeo com comentários de médicos especialistas sobre o tema abordado.
Com duração total de seis horas, o curso permite o acesso a materiais de apoio, como fluxograma de tratamento, orientações de etiqueta respiratória e links para outros conteúdos. As inscrições podem ser feitas no link http://unasus.gov.br/influenza até final de agosto. (Com informações: Portal Saúde)

 

Tarifa de água terá redução de 2,17%

A partir de julho, a tarifa de água e esgotamento sanitário cobrada pela Saneago terá uma redução de 2,17%. A redução foi aprovada pela Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e é uma consequência da queda no valor da tarifa de energia elétrica.

 

ANS começou a receber contribuições

para o novo Rol de Procedimentos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já está recebendo as contribuições da sociedade sobre a proposta de revisão da cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98 (Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde).
A consulta pública termina em 7 de julho e os interessados em participar devem enviar suas sugestões para a ANS exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível na página da agência em Participação da Sociedade / Consultas Públicas.


LEGISLAÇÃO

Portaria MTE/ GM Nº 04 de 28 de maio de 2013 – Altera a Portaria nº. 02, de 22 de fevereiro de 2013, que disciplina os procedimentos para atualização dos dados das entidades de registro sindical no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais – CNES.

 

SERVIÇO – SINDHOESG
 

NR-32: Grupo de Estudos – O Sindhoesg conta, desde dezembro de 2010, com um Grupo de Estudos da NR-32, composto por enfermeiros integrantes das CCIHs dos hospitais filiados. Coordenado pela advogada Rosana Florencio e pela enfermeira Luciene Paiva, o grupo reúne-se mensalmente na sede do Sindicato para discussão e estudo da legislação referente à área de Segurança e Saúde Ocupacional, além da aplicação da NR-32. A participação no Grupo de Estudos da NR-32 é restrita aos filiados do Sindicato. Caso tenha interesse em se filiar e em participar do Grupo, basta entrar em contato com o Sindhoesg pelo telefone (62) 3093-4309.


________________________________________
SINDHOESG EM FOCO
Ano 1 –  Nº 21 – 10/06/2013
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)
Fone (62) 3093 4309  E-mail imprensa@sindhoesg.org.br
Presidente: Dr. José Silvério Peixoto Guimarães
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764/JP-GO

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©