SINDHOESG EM FOCO Nº 24 (1º/07/13)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
                                                                    Ano 1 Nº 24  1º/07/2013

3 DE JULHO – MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS

Médicos vão protestar contra a importação de médicos e em defesa da saúde

Em Goiás, não haverá greve, mas os médicos farão uma passeata no dia 3 de julho, às 15h30, saindo da sede do Cremego

Médicos de todo o País estão sendo convocados pelas entidades médicas para participarem de um protesto nacional contra a importação irregular de médicos e em defesa da saúde pública. Os protestos acontecerão simultaneamente em todos os Estados na próxima quarta-feira, dia 3 de julho.

Em Goiás, em reunião realizada no dia 26, com a participação de médicos e de diretores das entidades médicas, o Comitê das Entidades Médicas de Goiás (Cemeg), formado pela Associação Médica de Goiás (AMG), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), aprovou a realização de uma passeata.

Não haverá greve ou interrupção do atendimento aos pacientes, mas o Cemeg está orientando os diretores das unidades de saúde públicas e privadas a liberarem os médicos dos atendimentos eletivos para participação no protesto. A passeata sairá às 15h30 do Cremego e seguirá pelas Avenidas T-7, Assis Chateaubriand, República do Líbano e Anhanguera até o Hospital Geral de Goiânia (HGG).

Os médicos, seus parentes e amigos, que apóiam o protesto contra a entrada no Brasil de médicos formados no exterior sem a revalidação de seus diplomas, devem se vestir de branco. A manifestação também vai defender melhorias na saúde pública, a criação de uma carreira de Estado para a classe médica e a sanção sem vetos do Ato Médico, o projeto de lei que regulamenta o exercício da medicina no Brasil.

Passeata faz parte de conjunto de ações

contra a importação irregular de médicos

O protesto nacional agendado para a próxima quarta-feira, 3 de julho, faz parte de uma série de ações organizadas pelas entidades médicas contra a importação de médicos formados no exterior sem a aprovação no Revalida. Outras medidas já anunciadas pelas entidades incluem ações judiciais e denúncias em organismos internacionais da precariedade das condições de trabalho dos médicos.
O Cremego e os Conselhos Regionais de Medicina de Minas Gerais e Santa Catarina também já anunciaram que não registrarão os médicos estrangeiros que não tiverem seus diplomas legalmente revalidados. Essa decisão, que deve ser seguida por todos os conselhos, de acordo com a legislação atual, impediria o trabalho desses profissionais nos Estados. (Fonte: Cremego)

PASSEATA EM GOIÁS CONTRA A IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS
Data: 3 de julho, quarta-feira
Local de saída: Cremego – Rua T-27, 148, Setor Bueno (entrada de eventos)