SINDHOESG EM FOCO Nº 26 (08/07/13)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
                                                                    Ano 1 Nº 26  08/07/2013

Goiânia vai sediar o 1º Congresso Internacional de Proteção do Trabalho dos Profissionais de Saúde

O evento, que tem o apoio do Sindhoesg, será realizado na capital goiana de 18 a 20 de setembro de 2013 e vai debater a efetividade da Norma Regulamentadora Nº 32

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) e o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) vão promover de 18 a 20 de setembro de 2013 o 1º Congresso Internacional de Proteção do Trabalho dos Profissionais de Saúde. O evento, que tem o apoio de entidades da área da saúde, como o Sindhoesg e o Cremego, será realizado no Oliveira´s Place – Rua T-36, n. 3588, Setor Bueno – em Goiânia e vai debater temas relacionados à aplicação da Norma Regulamentadora número32 (NR-32), editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, nos estabelecimentos de saúde públicos e privados.
O congresso é aberto a profissionais da área da saúde, gestores, auditores, advogados e demais interessados na aplicação desta norma, que visa a proteção à segurança e saúde dos trabalhadores na área da saúde. Segundo os organizadores, o congresso contará com a participação de palestrantes e debatedores de reconhecida atuação técnico-jurídica, com produção científica no setor de saúde, além de auditores do trabalho, procuradores do trabalho, juízes do trabalho, gestores, advogados, fiscais da vigilância sanitária, médicos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, fiscais dos conselhos de saúde, técnicos da Fundacentro, do Cerest, representantes da sociedade civil, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Comissão Nacional Tripartite da NR 32.
Bernadette Stringer, criadora da Técnica das Mãos Livres, também vai participar do congresso. Ela vai apresentar essa técnica que protege trabalhadores e pacientes nos procedimentos operatórios. As inscrições para o 1º Congresso Internacional de Proteção do Trabalho dos Profissionais de Saúde  já estão abertas. Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse:www.gosites.com.br/congressodeprotecaonasaude

OAB-GO também é contrária à liberação da venda de antibióticos em Goiânia

Depois do Comitê das Entidades Médicas do Estado de Goiás, formado pela Associação Médica de Goiás (AMG), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), e Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), solicitarem o veto do prefeito de Goiânia Paulo Garcia (PT) ao projeto de lei que libera a venda de antibióticos na capital sem receita médica, agora foi a vez da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO) também recomendar que a proposta seja vetada.
Em ofício encaminhado ao prefeito na sexta-feira, 5, a OAB-GO afirma  que o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores “afronta os artigos 23 e 30 da Constituição Federal, uma vez que amplia a competência legislativa municipal; afronta o artigo 196 da Constituição Federal, uma vez que não visa reduzir o risco de doenças e de outros agravos; afronta o artigo 5º, inciso XIII da Constituição Federal por não ser a profissão farmacêutica de total livre exercício, pois deve obedecer legislação infraconstitucional já existente. Além disso, fere norma da Anvisa, pois retira eficácia de duas de suas resoluções dentro de município de Goiânia”. O prazo para sanção ou veto do projeto vence amanhã, 9 de julho.

Consulta pública sobre o novo rol de procedimentos termina em 6 de agosto

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prorrogou até 6 de agosto o prazo para envio de contribuições para a Consulta Pública nº 53, que atualiza a cobertura obrigatória dos planos de saúde (Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde). O novo rol proposto contempla a inclusão de cerca de 80 procedimentos médicos e odontológicos entre medicamentos, terapias e exames, além da ampliação das indicações de mais de 30 procedimentos já cobertos (diretrizes de utilização). O envio de sugestões ou comentários é aberto ao público e deve ser feito exclusivamente por formulário eletrônico disponível na página da ANS; www.ans.gov.br

Brasil desiste de vinda de 6 mil médicos cubanos

Reportagem publicada nesta segunda-feira, 8, pelo jornal Folha de S. Paulo informa que o Brasil paralisou as negociações com Cuba para a vinda de 6 mil médicos cubanos ao País e deve lançar nesta semana programa para atrair profissionais estrangeiros tratando Espanha e Portugal como países "prioritários". De acordo com a reportagem, nem o Ministério da Saúde nem o Itamaraty, que havia anunciado a tratativa em maio e agora diz que ela está congelada, explicam as razões da mudança de planos.
No dia 3 de julho, cerca de 2,3m mil médicos goianos participaram de uma passeata pelas ruas da capital goiana contra a “importação” de médicos sem a revalidação de seus diplomas. A mobilização aconteceu simultaneamente em vários Estados.
O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, participou da passeata em Goiânia. Acesse a página do Sindicato no Facebook e confira a fotos da mobilização: https://www.facebook.com/pages/Sindhoesg/415874268463914?id=415874268463914&sk=photos_stream.

SERVIÇO – SINDHOESG

SINDHOESG EM FOCO
Ano 1 –  Nº 26 – 08/07/2013
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)