SINDHOESG EM FOCO Nº 29 (17/07/13)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
                                                                    Ano 1 Nº 29  17/07/2013

Sindhoesg divulga manuais da Anvisa sobre segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde

O Sindhoesg está disponibilizando para os filiados o material elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Pan Americana de Saúde (Opas)sobre a Redução do Risco para a Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Os manuais disponibilizados para download em PDF foram apresentados no Seminário Internacional: Redução do Risco para a Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde, realizado nos dias 14 e 15 de maio e que reuniu representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa, Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e Opas.
Divididos em módulos, os manuais abordam temas como Assistência Segura, Diagnóstico de Infecção Relacionada à Assistência a Saúde e Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência a Saúde. Acesse e confira:

Caderno 1: Assistência Segura: uma reflexão teórica aplicada à prática
Caderno 2: Critérios Diagnósticos de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde
Caderno 3: Critérios Diagnósticos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde -Neonatologia
Caderno 4: Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde
Caderno 5: Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde

Confira também:
Manuais de Microbiologia Clínica Para o Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

Módulo 1: Biossegurança e Manutenção de Equipamentos em Laboratório de Microbiologia Clínica
Módulo 2: Controle Externo da Qualidade
Módulo 3: Principais Síndromes Infecciosas
Módulo 4: Procedimentos Laboratoriais: da Requisição do Exame à Análise Microbiológica e Laudo Final
Módulo 5: Tecnologias em Serviços de Saúde: Descrição dos Meios de Cultura Empregados nos Exames Microbiológicos
Módulo 6: Detecção e Identificação de Bactérias de Importância Médica
Módulo 7: Detecção e Identificação de Micobactérias de Importância Médica
Módulo 8: Detecção e Identificação de Fungos de Importância Médica
Módulo 9: Infecções Virais

Médicos e acadêmicos farão panfletagem na Praça do Bandeirante nesta quinta-feira

O Cremego, a AMG e o Simego convidam os médicos e acadêmicos de medicina goianos para participarem de uma manifestação pública amanhã, 18 de julho, às 17 horas, na Praça do Bandeirante, em Goiânia.
Durante o protesto, serão distribuídos panfletos à população com esclarecimentos sobre as reivindicações e a posição da classe médica contra o projeto Mais Médicos, lançado pelo Governo Federal, e contra os vetos no projeto de lei que regulamenta o exercício da medicina.
A participação de todos e a união da classe médica é muito importante. As entidades médicas contam com a presença e o apoio de todos na divulgação deste protesto, que faz parte de uma série de ações contra as sucessivas agressões do Governo Federal à categoria.

Divulgue e participe!
Data: 18 de julho (amanhã)
Local: Praça do Bandeirante – Goiânia
Traje: Roupas brancas
Ação: Panfletagem (as entidades vão fornecer os panfletos com textos aprovados na Assembleia Geral Extraordinária Permanente realizada pelo Simego)

Confira a programação do 1º Congresso Internacional de Proteção do Trabalho dos Profissionais de Saúde

Acesse o site do Sindhoesg (www.sindhoesg.org.br) e confira a programação do 1º Congresso Internacional de Proteção do Trabalho dos Profissionais de Saúde , que será realizado em Goiânia de 18 a 20 de setembro de 2013. O evento, que tem o apoio do Sindhoesg, é promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) e o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT). As inscrições já podem ser feitas pelo site www.gosites.com.br/congressodeprotecaonasaude.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 1 –  Nº 29 – 17/07/2013
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)