SINDHOESG EM FOCO Nº 30 (22/07/13)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
                                                                    Ano 1 Nº 30  22/07/2013

Médicos vão suspender o atendimento pelo SUS nesta terça-feira

Médicos que atuam em serviços privados credenciados pelo SUS também devem aderir à paralisação, que será de 24 horas e em protesto contra os vetos ao Ato Médico e contra o programa “Mais Médicos”. Nos dias 30 e 31, os médicos farão outra paralisação

Médicos e residentes goianos vão suspender os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) amanhã, terça-feira. A paralisação terá 24 horas de duração e vai atingir todos os atendimentos eletivos prestados em unidades da rede pública e em serviços privados conveniados, perícias e juntas médicas. Serão mantidos apenas os atendimentos a casos de urgência e emergência, transplantes, assistência a pacientes internados, plantões em UTI e regulação de urgências.

A paralisação é nacional e faz parte dos protestos da classe médica contra os vetos da presidente Dilma Rousseff (PT) ao projeto de lei que regulamenta o exercício da medicina e contra o programa “Mais Médicos”, que prevê medidas como a contratação de médicos formados no exterior sem a revalidação de seus diplomas e mudanças no curso de medicina, inclusive com a criação de um estágio obrigatório de dois anos no SUS.

Em Goiás, a paralisação é coordenada pelo Comitê das Entidades Médicas (Cemeg), formado pela Associação Médica de Goiás (AMG), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego). O presidente do Cremego, Salomão Rodrigues Filho, ressalta que a paralisação é contra as ações do Governo Federal e não contra a população.

Às 10 horas, o Cemeg fará uma manifestação na porta do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás para orientar a população sobre os riscos que as recentes medidas do Governo Federal representam para a saúde pública e como comprometem o exercício da medicina. Médicos, residentes e acadêmicos devem participar desta mobilização.

Saiba mais sobre a paralisação

Paralisação: Amanhã, 23 de julho, a partir da zero hora e com término a meia-noite

Serão paralisados:
Atendimentos eletivos pelo SUS em unidades públicas federais, estaduais e municipais;
Atendimentos eletivos pelo SUS em serviços privados conveniados (Santas Casas, Hospital Araújo Jorge, hospitais privados conveniados, etc);
Perícias Médicas (INSS, Juntas Médicas);

Serão mantidos:
Atendimentos de urgência e emergência;
Atendimentos a pacientes internados;
Plantões em UTI;
Serviços de regulação de urgências;
Transplantes (inclusive o transplante de rim já agendado no Hospital Geral de Goiânia – HGG).

Reivindicações dos médicos:
Derrubada dos vetos ao Ato Médico, o projeto de lei que regulamenta o exercício da medicina
Rejeição da Medida Provisória 621/2013, que cria o Programa Mais Médicos
Criação da carreira de Estado para o médico (Fonte: Cremego)

ANS limita reajuste de planos individuais em 9,04%

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta segunda-feira (22) o limite de 9,04% para o índice de reajuste de planos de saúde individuais ou familiares contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. O percentual, aprovado pelo Ministério da Fazenda, é o teto válido para o período entre maio de 2013 e abril de 2014 para cerca de 8,4 milhões de beneficiários, ou 17,6% dos consumidores de planos no País.

Anvisa anuncia recolhimentos

voluntários de medicamentos

A Anvisa divulgou  hoje (22), o recolhimento voluntário de dois medicamentos:

Thymoglobuline, lote C1270, na forma de pó liofilizado injetável, fabricado pela empresa Genzyme do Brasil Ltda e com validade até 31/03/2014. A medida se deve em ao desvio de qualidade  constatado pela indústria no lote.

Astro (azitromicida), lote 268974B, suspensão oral de 900mg, fabricado pela empresa Eurofarma Laboratórios e com validade até janeiro de 2015. O recolhimento se deve a troca da embalagem secundária (cartucho) de 900mg, pela embalagem  da apresentação de 600mg em algumas unidades do lote em questão. (Fonte: Anvisa)

LEGISLAÇÃO

Portaria MS / GM Nº 2.947, de 21 de dezembro de 2012*, republicada no DOU Nº 132, de 11 de julho de 2013, Seção 01, páginas 229/263 – Atualiza, por exclusão, inclusão e alteração, procedimentos cirúrgicos oncológicos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses / Próteses e Materiais Especiais do SUS.

Lei Presidência da República Nº 12.842, de 10 de julho de 2013, publicada no DOU Nº 132 de 11 de julho de 2013, Seção 01, páginas 01/02 – Dispõe sobre o exercício da Medicina.

SINDHOESG – SERVIÇOS

SINDHOESG EM FOCO
Ano 1 –  Nº 30 – 22/07/2013
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)