SINDHOESG EM FOCO Nº 32 (30/07/13)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg

Ano 1 Nº 32  30/07/2013

Serviços de saúde devem implantar Núcleo de Segurança do Paciente

A criação do Núcleo de Segurança do Paciente pelos serviços de saúde está prevista na Resolução número 36, publicada em 26 de julho pela Anvisa e que prevê também a criação do Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde e o monitoramento e notificação dos incidentes e eventos adversos

A Resolução RDC MS / Anvisa nº 36, de 25 de julho de 2013, publicada em 26 de julho no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde. O objetivo, de acordo com a Anvisa, é a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde.
A RDC aplica-se aos serviços de saúde públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo os que exercem ações de ensino e pesquisa. Foram excluídos apenas os consultórios individualizados, laboratórios clínicos e os serviços móveis e de atenção domiciliar.
A nova resolução prevê a criação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) nos estabelecimentos de serviços de saúde, sendo que a direção do serviço de saúde deve nomear os membros do NSP, lhes conferindo autoridade, responsabilidade e poder para executar as ações do Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, que deve ser elaborado.
Os serviços de saúde também devem monitorar e notificar os incidentes e eventos adversos. Os serviços podem usar a estrutura de comitês, comissões, gerências, coordenações ou núcleos já existentes para o desempenho das atribuições do NSP.
A resolução entrou em vigor na data de sua publicação e os serviços de saúde abrangidos terão o prazo de 120 (cento e vinte) dias para a estruturação dos NSPs e elaboração do PSP e de 150 (cento e cinquenta) dias para iniciar a notificação mensal dos eventos adversos. A contagem destes prazos começa em 26 de julho.

Clique aqui e confira o texto completo da RDC 36.

Presidente do Sindhoesg participa de passeata dos médicos em Goiânia

O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães (na foto com o presidente do Cremego, Salomão Rodrigues Filho), participou nesta terça-feira (30) pela manhã da passeata dos médicos e acadêmicos de medicina em defesa da saúde pública de qualidade, contra os vetos ao Ato Medico e pela derrubada da Medida Provisória número 621/3012. A manifestação, promovida pelo Comitê das Entidades Médicas de Goiás (Cemeg), formado pela Associação Médica de Goiás (AMG), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), reuniu cerca de 500 médicos e acadêmicos, que vestiram camisetas brancas com os dizeres “Médicos do Brasil” e uma referência à mobilização da classe médica, que acontece simultaneamente em todo o País.
A passeata saiu da sede do Cremego, na Rua T-27, no Setor Bueno, por volta das 10 horas, e seguiu pelas Avenidas T-7 e Assis Chateaubriand até o prédio da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), na Praça Cívica (esquina das Ruas 82 e 83), no Setor Sul, onde foi realizado um ato público.
Durante o percurso, os médicos e acadêmicos distribuíram panfletos com esclarecimentos à população sobre as reivindicações da classe médica e exibiram faixas e cartazes com críticas às ações do Governo Federal. Além da passeata, o protesto dos médicos nesta terça-feira está sendo marcado pela paralisação de todos os atendimentos eletivos prestados pelo SUS, convênios e particulares.
A paralisação continua nesta quarta-feira (31), quando os médicos farão um novo protesto público, desta vez, às 15 horas, no Paço Municipal, em Goiânia. À noite, às 19 horas, a categoria volta a se reunir em uma assembleia geral do Simego, que será realizada no auditório do Cremego, para definir os rumos da mobilização. (Com informações: Cremego)

Saiba mais sobre a mobilização do dia 31

Paralisação dos atendimentos médicos eletivos pelo SUS, convênios e particulares

Manifestação no Paço Municipal de Goiânia, às 15 horas.

Assembleia Geral/Simego, às 19 horas no Cremego. Em pauta: os rumos do movimento.

SINDHOESG SERVIÇOS

SINDHOESG EM FOCO
Ano 1 –  Nº 32 – 30/07/2013
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)