SINDHOESG EM FOCO Nº 51 (02/12/13)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 1 Nº 51 02/12/2013

Central de Compras do Sindhoesg é destaque em revista da CNS

A última edição do informativo “Mais Saúde”, da Confederação Nacional de Saúde (CNS), faz referência à parceria entre o Sindhoesg e a Huma para facilitar e reduzir os custos das compras hospitalares. Acesse o link e confira:http://www.cns.org.br/cns/_msau/2013/ed_03_13.pdf

A composição das equipes de medicina e segurança do trabalho pode ser flexibilizada

A proposta que inclui os fisioterapeutas entre os profissionais que integram os Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho nas empresas públicas e privadas foi debatida na semana passada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Prevaleceu o entendimento de que a solução mais indicada é mudar as regras vigentes e permitir a flexibilização da composição das equipes, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, do que impor a contratação compulsória de integrantes de qualquer categoria.
Essa foi a primeira audiência solicitada diretamente pela sociedade, por meio do Portal e-Cidadania, com apoio de mais de 10 mil pessoas. Pela legislação vigente, as empresas privadas e órgãos públicos com empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) são obrigados a implantar os chamados Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho.
Com base na Norma Regulamentadora 4 (NR 4), os serviços devem ser compostos por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. Para uma empresa com menor risco ou reduzido número de empregados, pode ser exigida a contratação de não mais que um técnico de segurança. No grau mais alto de risco (4), uma grande empresa pode precisar manter uma equipe com muitos profissionais de todas as cinco categorias. (Fonte: Saúde Business Web)

CURSO
IFL promove palestra sobre Atualização em Farmácia Hospitalar

Com o objetivo de atualizar os profissionais que atuam na área de farmácia hospitalar sobre o preenchimento do livro de controle, receitas, organização, dispensação farmacêutico–hospitalar e farmácia clínica, o Instituto Francisco Ludovico (IFL) vai promover, no dia 6 de dezembro, sexta-feira, a palestra “Atualização em Farmácia Hospitalar”. Conceitos teóricos e práticos sobre o assunto serão apresentados pela farmacêutica e bioquímica Luciene Vieira de Melo, que é graduada pela Universidade Federal de Goiás, pós-graduada em Farmácia Hospitalar pela Universidade de Brasília e trabalha no Hospital Regional do Gama desde 2002.
A palestra, que será ministrada das 14 às 18 horas no auditório da Casa dos Hospitais – Alameda Botafogo, 101, Centro – é aberta a farmacêuticos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos de farmácia e demais profissionais envolvidos. As vagas são limitadas.
Para saber mais sobre a palestra e se inscrever, entre em contato com o IFL pelo telefone: (62) 3093-4310 ou 3093-4311, e-mail iflcursos@iflcursos.com.br  ou site www.iflcursos.com.br.

LEGISLAÇÃO
Resolução RN / ANS Nº 341, de 27 de novembro de 2013, publicada no DOU Nº 231, de 28 de novembro de 2013, Seção 01, página 79 –  Altera a Resolução Normativa RN n. 305 de 09 de outubro de 2012 que estabelece o Padrão obrigatório para Troca de Informações na Saúde Suplementar – Padrão TISS dos dados de atenção à saúde dos beneficiários de Plano Privado de Assistência à Saúde e revoga a Resolução Normativa – RN nº 153, de 28 de maio de 2007 e os artigos 6º e 9º da RN nº 190, de 30 de abril de 2009.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 1 –  Nº 51 – 02/12/2013
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)