SINDHOESG EM FOCO Nº 52 (11/12/13)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 1 Nº 52 11/12/2013

Sindhoesg ministra palestra sobre “Administração de Medicamentos”

A palestra, ministrada no dia 6, contou com a participação de 35 profissionais de enfermagem de vários estabelecimentos de serviços de saúde goianos

A administração de medicamentos requer uma atenção especial dos profissionais de saúde, pois qualquer falha nesta assistência pode comprometer todo o atendimento e até mesmo colocar em risco a vida do paciente. Por isso, visando a capacitação e a atualização dos profissionais de enfermagem nesta área, o Sindhoesg promoveu, no dia 6 de dezembro, a palestra “Administração de Medicamentos”.
Realizada no auditório da Casa dos Hospitais, a palestra foi ministrada pela enfermeira Nayane Falcão e contou com a participação de 35 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de hospitais goianos.
Pós-graduada em Unidade de Terapia Intensiva, Nayane Falcão abordou temas, como o preparo e diluição de medicamentos, cuidados com a antibioticoterapia, interações medicamentosas, efeitos adversos e a segurança do paciente na administração de medicamentos.
Das 8h30 às 12 horas, o público pôde esclarecer dúvidas e ampliar seus conhecimentos sobre a administração de medicamentos, um dos tópicos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado no primeiro semestre pelo Ministério das Saúde.

Palestrante elogia a iniciativa do Sindhoesg

Nayane Falcão elogiou a iniciativa do Sindhoesg, que, com a promoção de palestras  como essa, busca melhorar a capacitação dos profissionais de saúde e, consequentemente, a qualidade da assistência prestada à população pelos estabelecimentos de serviços de saúde goianos.
“Foi sensacional essa iniciativa, que demonstra o interesse do Sindhoesg em capacitar e atualizar os profissionais de enfermagem. O tema abordado (Administração de Medicamentos) deve ser visto com muita cautela, pois é uma prática rotineira na área de enfermagem e os erros têm acontecido com muita frequência, portanto estudar e manter-se atualizado são práticas fundamentais para oferecer uma assistência segura”, disse.

Palestra terá nova turma em janeiro
Quem não participou desta palestra já pode anotar na agenda a data da nova turma: será no dia 22 de janeiro a partir das 13 horas. Entre em contato com o Sindhoesg  pelo e-mail sindhoesg@sindhoesg.org.br e garanta sua vaga.

ALERTA SANITÁRIO

Anvisa suspende produtos e empresa anuncia recolhimento

A Anvisa determinou, na segunda-feira (9/12), a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o país, do lote 438570 do medicamento Claritromicina 250mg/5ml (grânulos para suspensão oral), fabricado pela empresa Ems S/A em 03/12 e com validade até 03/14. O lote em questão apresentou resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de teor de claritromicina.

Foi suspensa a importação, comercialização, distribuição e uso, bem como a proibição da divulgação, do produto Rowatinex, fabricado por Rowa Pharmaceuticals. Foi determinada, como medida de interesse sanitário, a apreensão e inutilização de todos os lotes do produto Rowatinex. A medida é em virtude do produto estar sendo comercializado sem possuir registro nesta Agência.

Também foi determinada a suspensão da importação, distribuição, comercialização e implante de nove produtos importados pela empresa Com. Imp de Prod. Med. Hosp. Prosintese Ltda. Os produtos citados não possuem registro na Anvisa. Confira o nome comercial dos produtos na tabela abaixo:

AGC Universal “Interlok” Femoral
AGC Anatômico Femoral Direito Poroso
AGC Anatômico Femoral Esquerdo Poroso
AGC Anatômico Femoral Direito “Interlok”
AGC Anatômico Femoral Esquerdo “Interlok”
AGC Anatômico Componente Femoral Poroso
AGC Anatômico Componente Femoral “Interlok”
AGC Anatômico Componente Femoral Posterior Estabilizado
AGC Universal Femoral Posterior Estabilizado

Recolhimento voluntário

A Anvisa dá publicidade ao recolhimento voluntário do lote 16FH0083 do medicamento Dipeptiven 200mg/ml, solução injetável, da empresa Fresenius Kabi Brasil Ltda. Foram encontradas partículas em 2 frascos do produto referente ao lote citado. (Fonte: Anvisa)

DECISÃO
Hospital fica livre de contratar para cumprir cota

O Hospital São Lucas Médico Hospitalar Ltda., em Aracaju, não é obrigado a contratar só para cumprir cota. Essa foi a decisão da Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) ao negar pedido no qual Ministério Público do Trabalho da 20ª Região (SE) solicitava para manter auto de infração contra o Hospital acusado de discriminar pessoas com deficiência em processo seletivo de trabalho. O relator, Eizo Ono, ressaltou que a lei não dispensou os beneficiários do sistema de cotas do preenchimento de requisito referente à qualificação para o desempenho das funções ofertadas. (Fonte: DCI)

LEGISLAÇÃO
Portaria MS / SAS Nº 1.362, de 04 de dezembro de 2013, publicada no DOU Nº 236, de 05 de dezembro de 2013, Seção 01, página 279 – Estabelece que os procedimentos da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS que são registrados atualmente através de instrumento de registro BPA-C possam também ser registrados opcionalmente através de instrumento de registro BPA- I.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 1 –  Nº 52 – 11/12/2013
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)