SINDHOESG EM FOCO Nº 53

Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 1 Nº 53 16/12/2013

Sindhoesg ministra nova palestra sobre assistência de enfermagem em cardiologia

Encerrando sua programação de cursos e palestras de capacitação de 2013, o Sindhoesg ministrou no dia 13 de dezembro mais uma turma da palestra Assistência de Enfermagem em Parada Cardiorrespiratória. A palestra, que proporcionou a capacitação e a atualização profissional de mais de cem enfermeiros e técnicos de enfermagem de hospitais goianos, teve aulas teóricas e práticas ministradas pelo palestrante Ítalo Oliveira (foto).
Ítalo orientou os alunos sobre a organização da sala de emergência, os cuidados com a higiene e com os equipamentos e carrinho de emergência e o atendimento a pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória. Novas turmas devem ser agendadas para 2014.

Clique no link e leia mais sobre a palestra, que teve três turmas em 2013:

Enfermagem: Mais de cem profissionais já participaram de palestra promovida pelo Sindhoesg

Promoção da saúde no ambiente de trabalho

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), elaborou a tradução e a adaptação para a cultura brasileira de um importante instrumento de pesquisa desenvolvido pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. Disponível para a utilização de profissionais de saúde no Brasil, o formulário tem o objetivo de ajudar empregadores a avaliar seus programas de promoção da saúde, identificar lacunas e priorizar intervenções de alto impacto para prevenir doenças crônicas.
Elaborado no âmbito do Laboratório de Inovação Assistencial na Saúde Suplementar, sob a coordenação do médico Alberto Ogata e das professoras Patrícia Soarez (USP) e Rozana Ciconelli (Unifesp), o formulário é respondido pelos responsáveis pelos programas e inclui perguntas sobre as principais ações que podem ser tomadas no ambiente de trabalho para a promoção da saúde dos funcionários. As questões abordam 12 temas: apoio organizacional; controle do tabaco; nutrição; atividade física; controle de peso; gestão do estresse; gestão da depressão; pressão arterial elevada; colesterol elevado; diabetes; sinais e sintomas de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral; e resposta de emergência para ataque cardíaco e derrame.
“Os profissionais de saúde brasileiros têm agora um importante instrumento – o primeiro disponível com este escopo em língua portuguesa – para colaborar na promoção de saúde nas empresas. Muitos trabalhos que comprovam que os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças realizados no ambiente de trabalho trazem resultados relevantes para a qualidade de vida das pessoas”, ressalta a gerente de Monitoramento Assistencial da ANS, Kátia Audi.
O aumento de doenças crônicas não-transmissíveis, em todo o mundo, está relacionado, em grande parte, ao estilo de vida não saudável da população: pouca atividade física, alimentação inadequada, tabagismo e uso abusivo do álcool. Neste contexto, o ambiente de trabalho torna-se cada vez mais um espaço importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças.
Acesse aqui o formulário Worksite HealthScoreCard (Fonte: ANS)

LEGISLAÇÃO

Portaria MS / GM Nº 3.089, de 11 de dezembro de 2013, publicada no DOU Nº 242, de 13 de dezembro de 2013, Seção 01, página 153 – Redefine a lista de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e as respectivas regras e critérios para sua definição.

Portaria MS / GM Nº 3.076, de 12 de dezembro de 2013, publicada no DOU Nº 242, de 13 de dezembro de 2013, Seção 01, página 153 – Delega competência ao Secretário de Atenção à Saúde para execução do PROSUS.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 1 –  Nº 53 – 16/12/2013
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)