SINDHOESG EM FOCO Nº 56 (20/01/14)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 2 Nº 56 20/01/2014

ACCG/Hospital Araújo Jorge completa 58 anos

e recebe cumprimentos do Sindhoesg

Em mensagem enviada ao presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Alexandre Meneghini, o presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, cumprimentou a entidade mantenedora do Hospital Araújo Jorge pelos 58 anos de fundação. A data foi celebrada em 20 de janeiro.
Na mensagem, o presidente do Sindhoesg parabenizou os diretores, médicos e todos os colaboradores da ACCG/Hospital Araújo Jorge pelo pioneirismo do trabalho desenvolvido, pela competência para a superação dos desafios diários e pela dedicação para assegurar a boa assistência aos goianos e a pacientes de vários Estados que chegam a Goiás em busca de atendimento.
“Parabéns por mais um ano, pelas conquistas alcançadas e pela trajetória que consolidam o Hospital Araújo Jorge e a ACCG como referências na área da saúde em Goiás e no Brasil”, disse José Silvério Peixoto Guimarães.

Palestra “Administração de Medicamentos”

será ministrada no dia 22

O Sindhoesg abre nesta quarta-feira, 22 de janeiro, sua programação de cursos de 2014 com a promoção da palestra “Administração de Medicamentos”. Aberta a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem dos estabelecimentos filiados ao Sindhoesg, a palestra será ministrada na sede do Sindicato – Alameda Botafogo, 101, Centro –, das 13h30 às 17 horas, pela enfermeira Nayane Falcão.
Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), pós-graduada em Unidade de Terapia Intensiva, Nayane trabalha no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo / AGIR e vai abordar temas como Doses e vias de administração; Preparo e diluição;  Interações medicamentosas; Cuidados com antibióticoterapia; Efeitos adversos; Segurança do paciente na administração de medicamentos e Cálculo de medicamentos.
Em breve, o Sindhoesg divulgará as datas de novos cursos, palestras e reuniões. Fique atento (a) aos informativos do Sindhoesg e participe.

MPF busca solução para o problema

do lixo hospitalar em Goiânia

Órgãos públicos e hospitais celebraram termo com MPF visando tratamento adequado do resíduo sólido hospitalar infectante

O Ministério Público Federal (MPF) celebrou Termo de Cooperação Técnica (TCT) com diversos órgãos e hospitais para resolver a situação do lixo hospitalar em Goiânia. O acordo é resultado de uma intensa atuação ministerial iniciada após auditoria da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/GO), que apontou graves irregularidades nos serviços de coleta nos serviços de coleta (interna e externa), transporte (interno e externo), armazenamento (depósito externo) e disposição final dos resíduos hospitalares produzidos em unidades de saúde da capital.
Em audiência pública, no fim do ano passado, definiu-se a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para estabelecer ações para fiscalização da coleta e do tratamento de lixo hospitalar infectante. O TCT é resultado desse esforço coletivo entre o MPF, a SRTE/GO, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), a Federação dos Hospitais de Goiás (Fehoesg), o Hospital Materno Infantil, o HDT, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, o Hospital das Clínicas da UFG e o Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo).
O objetivo do TCT é proporcionar comunhão de esforços e ações, com finalidade de  estabelecer metodologia para a correta segregação do resíduo sólido hospitalar infectante, bem como fomentar o conhecimento e o desenvolvimento técnico e científico em matéria de resíduos hospitalares, apontando e descrevendo as ações necessárias ao manejo de resíduos gerados nas unidades de saúde da capital e, posteriormente. Essas ações, posteriormente, poder-se-ão estender para os Municípios do interior do Estado.
Obrigações
Com a celebração do TCT, os participantes assumiram compromissos no sentido de alcançar os objetivos propostos no acordo. A Comurg, por exemplo, além de outras atividades, deverá executar as ações pactuadas no GT e emitir relatório mensal sobre as ações das unidades de saúde em relação à segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos sólidos produzidos.
Já as unidades de saúde devem conferir prioridade alta na execução da notificação de segurança do resíduo sólido hospitalar, elaborada pela SRTE/GO, bem como às medidas preventivas e corretivas definidas pelo GT. A vigência do TCT é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. As reuniões do Grupo de Trabalho serão mensais, a primeira no dia 19 de fevereiro de 2014, na sede da Procuradoria da República em Goiás.
Clique aqui e leia a íntegra do TCT
Fonte: MPF

LEGISLAÇÃO

Retificação da Portaria MS/ SAS Nº 01 de 02 de janeiro de 2014, publicada no DOU Nº 11 de 16 de janeiro de 2014, Seção 01, páginas 68/70 – Estamos encaminhando para conhecimento e divulgação dos senhores, retificação da Portaria MS / SAS Nº 01 de 02 de janeiro de 2014, publicada no DOU Nº 02 de 03 de janeiro de 2014, Seção 01, página 29, referente à atualização do protocolo de uso do cardioversor desfibrilador implantável a ser adotado nos estabelecimentos de saúde credenciados no SUS.
Clique aqui e confira.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 2 –  Nº 56 –  20/01/21014
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)