Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

SINDHOESG EM FOCO Nº 57 (27/01/14)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 2 Nº 57  27/01/2014

“Administração de Medicamentos” abre a programação de cursos do Sindhoesg em 2014

Com a participação de 28 alunos, colaboradores de hospitais goianos, a palestra “Administração de Medicamentos” abriu a programação de 2014 dos cursos promovidos pelo Sindhoesg. A palestra foi ministrada no dia 22 de janeiro pela enfermeira Nayane Falcão, no auditório da Casa dos Hospitais.
Falando ao público formado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem dos estabelecimentos filiados ao Sindhoesg, Nayane abordou temas, como o preparo e a diluição de medicamentos e interações medicamentosas, além dos cuidados com a medicação, efeitos adversos e a segurança do paciente.
Com a promoção desta palestra, o Sindhoesg contribui para a qualificação e o aperfeiçoamento profissional dos colaboradores na administração de medicamentos,  uma área que requer grande atenção e a atualização constante por parte dos trabalhadores.
A primeira palestra sobre o tema foi ministrada pelo Sindhoesg no dia 6 de dezembro. O sucesso foi tanto que uma nova turma teve de ser agendada para janeiro.
Clique aqui e confira a galeria de fotos do curso. 

 

Casos de dengue diminui em Goiânia, mas doença ainda requer atenção

Nas três primeiras semanas de 2014, as notificações de casos de dengue em Goiânia caíram 78% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar da queda, que indica a possibilidade de redução dos casos neste ano, a diretora de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, alerta que o quadro pode mudar a qualquer momento, o que exige muita atenção da sociedade no combate ao mosquito transmissor da doença.

Os médicos também devem ficar atentos para o diagnóstico precoce da doença que é fundamenta para a redução da letalidade e o sucesso do tratamento dos pacientes. É importante que sigam os protocolos do Ministério da Saúde incluídos na edição e 2013 do manual Dengue: diagnóstico e manejo clínico – Adulto e Criança. Para conferir essa edição atualizada com a incorporação de experiências apresentadas por especialistas e instituições nacionais e internacionais, clique aqui

 

Prazo para o pagamento da Contribuição Sindical de 2014 vence no dia 31

O prazo para a quitação da Contribuição Sindical de 2014 vence no dia 31 de janeiro. A guia para o pagamento da contribuição devida pelos estabelecimentos de serviços de saúde está disponível nos sites do Sindhoesg (www.sindhoesg.org.br) e da Fehoesg (www.fehoesg.org.br).
De caráter obrigatório, segundo o Capítulo III, artigos 578 a 609 da CLT, a Contribuição Sindical Patronal deve ser paga anualmente por todos aqueles que participam de uma determinada categoria econômica ou profissional. O não recolhimento impede a empresa de participar de licitações públicas, pode acarretar em multa por parte do Ministério do Trabalho em eventual fiscalização e impede o estabelecimento de renovar seu alvará de funcionamento, documento obrigatório para registro no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES). O estabelecimento de saúde que não tiver seu registro, será impedido de celebrar contratos com operadoras de planos de saúde e de prestar serviços ao SUS.
O recolhimento efetuado fora do prazo será acrescido de multa e juros de mora de 1% (um por cento) ao mês. O valor da contribuição sindical patronal pago pelas empresas é proporcional ao capital social da mesma, registrado nas juntas comerciais ou órgãos equivalentes. (Com informações: Fehosul)

LEGISLAÇÃO

RE – Conselho Nacional de Saúde Nº 467, de 11 de abril de 2013, publicada no DOU Nº 14 de 21 de janeiro de 2014, Seção 01, páginas 28/29 – O Ministério da Saúde deverá observar diretrizes para estabelecimentos de prioridades para ações e serviços públicos de saúde que integrarão o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014 da União e diretrizes e objetivos do Plano Nacional de Saúde.

RE – Conselho Nacional de Saúde Nº 493, de 07 de novembro de 2013, publicada no DOU Nº 14 de 21 de janeiro de 2014, Seção 01, página 29 – Resolve que os Conselhos de Saúde nos âmbitos Estadual, Distrital e Municipal promovam a criação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST, por meio de resolução para assessorar ao Plenário do referido Conselho resgatando e reiterando os princípios do SUS e do controle social.

 

SINDHOESG EM FOCO
Ano 2 –  Nº 57 –  27/01/21014
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)
Fone (62) 3093 4309  E-mail imprensa@sindhoesg.org.br
Presidente: Dr. José Silvério Peixoto Guimarães
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764/JP-GO

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©