SINDHOESG EM FOCO Nº 60 (17/02/14)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
                                                             Ano 2 Nº 60  17/02/2014

Em abril, as entidades médicas farão um Dia Nacional de Advertência e Protesto aos Planos de Saúde

No próximo dia 7 de abril (Dia Mundial da Saúde), entidades médicas de todo o país farão um Dia Nacional de Advertência e Protesto aos Planos de Saúde. A exemplo do que aconteceu nos últimos anos, a data será marcada por atos públicos contra os problemas que afetam o setor suplementar de saúde e deverá ainda convergir com o início das mobilizações da classe médica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), também previsto para abril.
Além de reivindicarem a recomposição de honorários, as entidades médicas defendem o fim da intervenção antiética das operadoras na autonomia profissional e a readequação da rede credenciada, para que seja garantido o acesso pleno e digno dos pacientes à assistência contratada.
Em Goiás, a mobilização será coordenada pelo Comitê das Entidades Médicas (Cemeg), formado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), Associação Médica de Goiás (AMG) e Academia Goiana de Medicina. (Fonte: Cremego/CFM)

Teste NAT passa a ser obrigatório em bancos de sangue públicos e privados

Desde o dia 13 de fevereiro, bancos de sangue públicos e privados do país estão obrigados a realizar o Teste de Ácido Nucléico (NAT) em todas as bolsas de sangue coletadas. O teste – que agiliza a identificação dos vírus da hepatite C e HIV no sangue de doadores, reduzindo, em média, de 35 para 12 dias a janela imunológica – já vinha sendo realizado em 100% dos bancos públicos.
A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) considera a medida um avanço e espera que o próximo passo seja a inclusão do teste para diagnóstico do HBV, o vírus da hepatite B.

LEGISLAÇÃO

Portaria MS/ ANVISA Nº 176, de 10 de fevereiro de 2014, publicada no DOU Nº 29, de 11 de fevereiro de 2014, Seção 01, páginas 31/32  – Institui no âmbito da Anvisa o Comitê Gestor da Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos – SNCM e dá outras providências

Portaria MS/ ANVISA Nº 177, de 10 de fevereiro de 2014, publicada no DOU Nº 30, de 12 de fevereiro de 2014, Seção 02, páginas 48/49 – Designar para compor o Comitê Gestor da Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos – SNCM os representantes (titular e suplente).

Acesse a página do Sindhoesg no Facebook

e confira mais notícias da área da saúde

SINDHOESG EM FOCO
Ano 2 –  Nº 60 –  17/02/21014