Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

SINDHOESG EM FOCO Nº 61 (24/02/14)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 2 Nº 61  24/02/2014

 

Sindhoesg ministra palestra sobre higienização em serviços de saúde

Com a expressiva participação de representantes de estabelecimentos de serviços de saúde filados na capital e interior, o Sindhoesg ministrou, na última quinta-feira (20/02), a palestra de capacitação em Higienização Hospitalar em Serviços de Saúde e NR-32. Durante toda a tarde, a enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, especialista em Enfermagem do Trabalho e Controle de CCIH, Sesmt/GO – SES (Secretaria Estadual de Saúde) e coordenadora do Grupo de Estudo NR-32 do Sindhoesg,  falou sobre o assunto.
Ela abordou desde o conceito de limpeza, desinfecção e higienização até os cuidados que devem ser tomados no uso e diluição dos produtos, principais princípios ativos e critérios para aquisição e a importância do uso de equipamentos de proteção indivudual. Luciene destacou a importância da limpeza para a segurança dos pacientes, dos trabalhadores, para a prevenção de infecções e para o bem-estar de todos os usuários dos serviços de saúde.


Próxima palestra dos Sindhoesg vai abordar a NR-32. Participe!
 

NORMA REGULAMENTADORA 32 –  NR 32
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

 

DATA: 13/03/2014, das 13h30 às 17h
LOCAL: sede do SINDHOESG, Alameda Botafogo n 101, Centro – Goiânia/GO.
PALESTRANTE: Professora Luciene Paiva da Silva Potenciano
Especialista em Enfermagem do Trabalho e Controle de CCIH, Sesmt/GO – SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Coordenadora do Grupo de Estudo NR-32 do SINDHOESG.
PÚBLICO ALVO: Profissionais da área da Saúde, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e Técnico de Segurança do Trabalho (empregados). 
OBS.: palestra aberta SOMENTE AOS FILIADOS DO SINDHOESG.

OBJETIVOS: Proporcionar conhecimentos referente a aplicação da Norma Regulamentadora NR-32, nos estabelecimentos de serviços de saúde.

INSCRIÇÕES: (62) 3093-4309 ou juridico@sindhoesg.org.br

 Planos de saúde terão que avaliar hospitais e médicos

A partir de março, as operadoras de planos de saúde de todo o país terão que informar aos clientes os indicadores de qualidade de sua rede credenciada. Segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, clínicas, hospitais, laboratórios de exames e médicos conveniados serão qualificados de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão regulador do setor. As empresas que descumprirem a determinação poderão pagar multa de R$ 35 mil.
O programa vai pontuar tanto os profissionais quanto a rede de hospitais, clínicas e laboratórios, considerando aspectos como: taxa de infecção hospitalar, taxa de mortalidade cirúrgica, tempo de espera na urgência e na emergência e satisfação do usuário. Pelas novas regras, o resultado da avaliação deverá constar dos materiais de divulgação das redes assistenciais das empresas, seja por internet ou livretos impressos.
“Queremos avaliar a qualidade desse serviço que está sendo prestado ao consumidor para dar mais segurança e, também, para dar divulgação a esses indicadores e facilitar a escolha do consumidor quando for buscar algum tipo de serviço”, disse André Longo.

A partir de março, reclamações sobre reajustes abusivos e quebras de contratos também terão acompanhamento mais rigoroso da ANS. (Fonte: O Globo)

 

Cadastros desatualizados no Cnes serão desativados

Notícia veiculada no site da Fehoesg (www.fehoesg.org.br) informa que, de acordo com a Portaria número 118, do Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção à Saúde, que foi publicada no dia 19 de fevereiro no Diário Oficial da União, os  registros dos estabelecimentos de saúde que estejam há mais de 6 (seis) meses sem atualização no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) serão desativados
Os hospitais e demais unidades de saúde que estão com seus cadastrados defasados devem providenciar a imediata atualização das informações. É importante também que os responsáveis pelos estabelecimentos fiquem atentos e atualizem seus dados no Cnes a cada alteração na empresa. (Fonte: Fehoesg)

LEGISLAÇÃO

Portaria MS/ GM Nº 238, de 14 de fevereiro de 2014, publicada no DOU Nº 33, de 17 de fevereiro de 2014, Seção 01, página 41- Altera dispositivos da Portaria nº 1.905/GM/MS, de 6 de setembro de 2013, que institui o Sistema de Captação dos Atendimentos (SCA) do Sistema de Regulação, Controle e Avaliação (SISRCA), no âmbito do Ministério da Saúde.

RDC ANVISA Nº 06, de 18 de fevereiro de 2014, publicada no DOU Nº 35 de 19 de fevereiro de 2014, Seção 01, páginas 68/73 – Dispõe sobre a atualização do Anexo I, Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial, da Portaria SVS / MS nº 344, de 12 de maio de 1998 e dá outras providências.

Portaria MS / SAS Nº 118, de 18 de fevereiro de 2014, publicada no DOU Nº 35 de 19 de fevereiro de 2014, Seção 01, página 73 – Desativa automaticamente no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) os Estabelecimentos de Saúde que estejam há mais de 6 (seis) meses sem atualização cadastral.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 2 –  Nº 61 –  24/02/21014
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)
Fone (62) 3093 4309  E-mail imprensa@sindhoesg.org.br
Presidente: Dr. José Silvério Peixoto Guimarães
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764/JP-GO

 

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©