Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

SINDHOESG EM FOCO Nº 67 (07/04/14)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 2 Nº 67  07/04/2014

Palestra de capacitação em NR-32 será ministrada no dia 8 de maio
No dia 8 de maio, das 13h30 às 17 horas, o Sindhoesg vai promover a segunda turma de 2014 da Palestra de Capacitação na Norma Regulamentadora 32 (NR-32) voltada para profissionais da área da saúde, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e técnicos em segurança do trabalho.A palestra será ministrada na sede do Sindicato – Alameda Botafogo,101, Centro, Goiânia/GO – pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, especialista em Enfermagem do Trabalho e Controle de CCIH, Sesmt/GO – SES (Secretaria Estadual de Saúde) e coordenadora do Grupo de Estudo NR-32 do Sindhoesg.

Essa palestra é aberta apenas a profissionais empregados em estabelecimentos filiados ao Sindhoesg. As inscrições já podem ser feitas pelo telefone (62) 3093-4309 ou pelo e-mail juridico@sindhoesg.org.br.

 

Paralisação do atendimento pelo Imas continua

A paralisação do atendimento aos usuários do Imas (Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia) por parte dos hospitais e demais estabelecimentos de serviços de saúde credenciados completa hoje sete dias. Apenas os casos de urgência e emergência estão sendo atendidos.
A paralisação foi deflagrada no dia 1º de abril por tempo indeterminado. Os hospitais, clínicas, laboratórios, clínicas de imagens e bancos de sangue reivindicam o fim dos atrasos nos pagamentos dos serviços prestados, o cumprimento dos acordos firmados com os prestadores e a atualização da tabela de pagamentos. De acordo com o Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), os médicos não aderiram á paralisação, mas estão em assembleia permanente.


Entidades médicas anunciam ações em defesa da classe médica e da saúde de qualidade

Nesta segunda-feira, Dia Mundial da Saúde, representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), da Associação Médica de Goiás (AMG), do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego) e da Academia Goiana de Medicina anunciaram a intensificação das ações conjuntas das quatro instituições, que integram o Comitê das Entidades Médicas do Estado de Goiás (Cemeg), em defesa da valorização da classe médica e da melhoria da assistência à população nas redes pública e privada.
O anúncio foi feito durante uma entrevista coletiva na sede do Cremego. Os representantes das entidades médicas anunciaram que, a partir de agora, estarão ampliando suas ações junto aos governos federal, estaduais e municipais, junto às operadoras de planos de saúde e à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), visando garantir melhores condições de atendimento aos pacientes e condições dignas de trabalho e de remuneração para os médicos. (Fonte: Cremego)

 

CFM faz recomendações sobre fornecimento de prontuário de paciente morto
 

O Conselho Federal de Medicina (CFM), cumprindo uma decisão judicial referente à ação movida pelo Ministério Público Federal de Goiás, editou a Recomendação CFM número 001/2014. A orientação, já em vigor, recomenda aos profissionais médicos e instituições de tratamento médico, clínico, ambulatorial ou hospitalar no sentido de:
a) fornecerem, quando solicitados pelo cônjuge/companheiro sobrevivente do paciente morto, e sucessivamente pelos sucessores legítimos do paciente em linha reta, ou colaterais até o quarto grau, os prontuários médicos do paciente falecido: desde que documentalmente comprovado o vínculo familiar e observada a ordem de vocação hereditária;
b) informarem aos pacientes acerca da necessidade de manifestação expressa da objeção à divulgação do seu prontuário médico após a sua morte.
Clique aqui e confira o texto completo da Recomendação CFM 001/2014.

 

LEGISLAÇÃO
 

SUS inclui novos procedimentos para doença renal crônica
Portaria do Ministério da Saúde publicada na segunda-feira (7), no Diário Oficial da União, inclui na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) novos procedimentos para o tratamento de pacientes com doença renal crônica. Os procedimentos incluem exames como dosagem de sódio, dosagem de hormônio tireoestimulante (TSH), dosagem de tiroxina (T4), ultrassonografia do aparelho urinário, cultura de bactérias para identificação, hemocultura e eletrocardiograma.

RN ANS Nº 347, de 02 de abril de 2014, publicada no DOU Nº 65 de 04 de abril de 2014, Seção 01, páginas 94/95 –   Dispõe sobre a cobertura de remoção de beneficiários de planos privados de assistência à saúde, com segmentação hospitalar, que tenham cumprido o período de carência.

CP ANVISA Nº 18, de 02 de abril de 2014, publicada no DOU Nº 65 de 04 de abril de 2014, Seção 01, página 101 –  Resolve submeter à consulta pública, para comentários e sugestões do público em geral, proposta de ato normativo em Anexo, conforme deliberado em reunião realizada em 25 de março de 2014.

 

SINDHOESG EM FOCO
Ano 2 –  Nº 67 –  07/04/2014
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)
Fone (62) 3093 4309  E-mail imprensa@sindhoesg.org.br
Presidente: Dr. José Silvério Peixoto Guimarães
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764/JP-GO

 

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©