SINDHOESG EM FOCO Nº 68 (14/04/14)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 2 Nº 68  14/04/2014

Sindhoesg assina Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho com Sindsaude Rio Verde

O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, informa que foi assinado no dia 9 de abril de 2014, o Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindsaude) de Rio Verde e Região. O mesmo encontra- se em fase de registro no Ministério do Trabalho e Emprego com a seguinte abrangência territorial: Acreúna/GO, Cachoeira Alta/GO, Caçu/GO, Castelândia/GO, Itajá/GO, Itarumã/GO, Jataí/GO, Maurilândia/GO, Mineiros/GO, Montividiu/GO, Portelândia/GO, Quirinópolis/GO, Rio Verde/GO, Santa Helena de Goiás/GO, Santa Rita do Araguaia/GO, Santo Antônio da Barra/GO, São Simão/GO, Serranópolis/GO e Turvelândia/GO.
O termo assinado garante aos trabalhadores um reajuste de 6% sobre o salário base vigente em 1º de abril de 2013 e a vigorar a partir de 1º de abril de 2014 e define também os salários mínimos dos profissionais beneficiados. Acesse o termo e confira.
Os filiados poderão adquirir cópias acessando o site www.sindhoesg.org.br, ícone “Convenções Coletiva”.

Palestra de capacitação em NR-32 será ministrada no dia 8 de maio

No dia 8 de maio, das 13h30 às 17 horas, o Sindhoesg vai promover a segunda turma de 2014 da Palestra de Capacitação na Norma Regulamentadora 32 (NR-32) voltada para profissionais da área da saúde, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e técnicos em segurança do trabalho. Essa palestra é aberta apenas a profissionais empregados em estabelecimentos filiados ao Sindhoesg. As inscrições já podem ser feitas pelo telefone (62) 3093-4309 ou pelo e-mail juridico@sindhoesg.org.br.

Novas regras para transporte de material biológico humano já estão em vigor

Já está em vigor a RDC nº 20 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 10 de abril de 2014 (clique aqui e confira), que dispõe sobre o regulamento sanitário para o transporte de material  biológico humano, como sangue, tecidos, rim, coração, entre outros órgãos, e dá diretrizes gerais. A nova norma define critérios técnicos sanitários para a embalagem, acondicionamento, sinalização e rotulagem, documentos necessários para acompanhar o material biológico humano, além das responsabilidades na circulação desse material.
Com base nessa resolução, a Anvisa e a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS) publicarão brevemente uma Portaria Conjunta que disporá especificamente sobre regulamento técnico sanitário para o transporte de sangue e componentes, considerando também situações previstas para emergências relacionadas a eventos de massa. (Com informações: Anvisa)

Sindhoesg não terá expediente nos dias 18 e 21

Em função dos feriados da Sexta-feira da Paixão, celebrado no dia 18 de abril, e do feriado de Tiradentes, comemorado na próxima segunda-feira, 21 de abril, o Sindhoesg terá seu horário de funcionamento alterado.

Nesta semana, o sindicato funcionará apenas até quinta-feira, 17, às 18 horas. O Sindhoesg não terá expediente na sexta-feira nem na segunda-feira, retomando seu funcionamento normal no dia 22, terça-feira, a partir das 8 horas.

A diretoria deseja uma boa semana e um bom feriado a todos.

Artigo – Recursos para saúde

* Arlindo de Almeida é presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge)

O gasto anual do setor de saúde corresponde a 10,2% do PIB brasileiro, sendo que 57% desse montante foram gerados pela iniciativa privada. Diante dos números, cabe reconhecer que o setor não pode ser visto apenas como polo de assistência, mas como gerador de investimentos, de desenvolvimento técnico e de empregos qualificados. Os pacientes dos principais hospitais de Rio e São Paulo são oriundos dos planos de saúde.

Para atender os 150 milhões de brasileiros do Sistema Único de Saúde (SUS) e os 50 milhões que usam planos de saúde, o setor movimenta uma extensa cadeia produtiva. Ela engloba hospitais, laboratórios, clínicas, operadoras, call centers, corretoras, administradoras, indústria farmacêutica, drogarias, e integra empresas e instituições de segmentos como tecnologia da informação, construção civil, indústria de equipamentos, pesquisa e desenvolvimento, escolas e universidades. São mais de 150 as profissões identificadas apenas nos hospitais.

Quantos segmentos têm o volume de empregos diretos (3,1 milhões) e a capilaridade do setor de saúde, presente em todas as regiões do país?

Um olhar sobre a rede brasileira mostra que dispomos de 6.792 hospitais — 3.016 privados, 1.471 filantrópicos e 2.305 públicos. Vale salientar que faltam leitos — segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), é preciso abrir 13.700 leitos até 2016 para fazer frente à necessidade apenas da saúde suplementar.

A expansão é necessária porque aumentou a demanda pelos serviços. A medicina evoluiu, sendo capaz de diagnosticar e tratar casos antes nem identificados. Aumentou a longevidade das populações, e a do brasileiro, também. E no Brasil aumentou o acesso da população à assistência, como resultado da melhor distribuição de renda. Para prestar assistência à saúde, atendendo a uma demanda cada vez maior e cumprindo a oferta de serviços de qualidade, temos desafios. E, no setor público e no privado, há um ponto em comum: o financiamento. Onde buscar os recursos?

É necessário articular medidas que fomentem o investimento na saúde. No setor privado, é preciso que se aborde a abertura de novos segmentos para novas fontes de capital, permitindo a entrada de recursos estrangeiros nos hospitais privados. Essa seria uma possibilidade para aumentar a capacidade de leitos. A entrada de capital estrangeiro no segmento hospitalar, hoje proibida pela Constituição, é um anacronismo já superado nas áreas de laboratórios, farmácias, máquinas e equipamentos. Ainda em prol do financiamento da saúde no setor privado, temos que discutir a redução e a racionalização da carga tributária e os fundos de capitalização — destinados a garantir recursos para bancar os custos da saúde dos indivíduos após a aposentadoria —, entre outras medidas.

Muito já tem sido feito, mas precisamos avançar. No momento em que a sociedade e o poder público discutem formas de fomentar o investimento público e privado, é preciso um olhar diferenciado para o setor. (Fonte: O Globo)

LEGISLAÇÃO

Portaria MS / GM Nº 535, de 08 de abril de 2014, publicada no DOU Nº 68 de 09 de abril de 2014, Seção 01, páginas 50/54 – Estabelece normas para a execução, no âmbito do Ministério da Saúde, do Programa de Fortalecimento das Entidades Privadas Filantrópicas e das Entidades sem Fins Lucrativos que Atuam na Área da Saúde e que Participam de Forma Complementar do Sistema Único de Saúde (PROSUS), de que trata a Lei nº 12.873, de 24 de outubro de 2013.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 2 –  Nº 68 –  14/04/2014
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)