SINDHOESG EM FOCO Nº 69 (24/04/14)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 2 Nº 69  24/04/2014

Grupo de Estudos da NR-32 volta a se reunir no Sindhoesg
Criado pelo Sindhoesg há quatro anos, o Grupo de Estudos da NR-32 reuniu-se nesta quinta-feira, 24 de abril, para discutir alguns temas relacionados à Norma Regulamentadora número 32, que trata da segurança e da saúde do trabalhador de unidades de saúde. A reunião contou com a participação efetiva da coordenação do grupo, da Assessoria Jurídica do Sindhoesg e de cerca de 20 enfermeiros integrantes das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de hospitais filiados.
Em pauta, temas como resíduos, protocolo de higienização das mãos, protocolo de queda, check-list da NR-32 e outros assuntos relacionados à norma. As reuniões do grupo acontecem periodicamente na sede do Sindhoesg e sempre debatem temas voltados para a melhoria da segurança e da assistência nos estabelecimentos de serviços de saúde goianos.

Projeto aprovado define forma de reajuste e de contrato entre prestadores e operadoras de planos de saúde

O Projeto de Lei 6.964/10 aprovado ontem (23/04) em caráter terminativo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados determina que os contratos entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços de saúde sejam feitos por escrito. Um dos objetivos é evitar os descredenciamentos repentinos de profissionais da saúde, clínicas, hospitais e laboratórios.
De acordo com o projeto, as operadoras ficam obrigadas a substituir imediatamente médicos e hospitais descredenciados por outros equivalentes, de forma a garantir que não haja interrupção no tratamento dos pacientes. Essas mudanças terão de ser comunicadas aos consumidores com 30 dias de antecedência
No caso dos reajustes dos valores pagos aos prestadores de serviços, o projeto prevê que se os aumentos não forem definidos até o final de março de cada ano, o percentual poderá ser definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Esta proposta já foi aprovada no Senado Federal. Caso não haja requerimento para votação em plenário, o projeto vai à sanção da presidente Dilma Rousseff.

Sindhoesg assina novos Termos Aditivos à Convenções Coletivas de Trabalho

O Sindhoesg assinou Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho com Sintessi e Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Anápolis com Extensão de Base

O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, informa que foi assinado, no dia 23 de abril, o Termo Aditivo a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Trabalhadores Estabelecimentos em Serviços de Saúde de Itumbiara e Região  – SINTESSI, a ser aplicada aos empregados em estabelecimentos de serviços de saúde enquadrados na categoria nos municípios de Água Limpa/GO, Aloândia/GO, Bom Jesus de Goiás/GO, Buriti Alegre/GO, Cachoeira Dourada/GO, Caldas Novas/GO, Corumbaíba/GO, Goiatuba/GO, Gouvelândia/GO, Inaciolândia/GO, Itumbiara/GO, Joviânia/GO, Marzagão/GO, Morrinhos/GO, Panamá/GO, Rio Quente/GO e Vicentinópolis/GO.
Também no dia 23 de abril, foi assinado o Termo Aditivo a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Anápolis com Extensão de Base, o mesmo encontra- se em fase de registro no Ministério do Trabalho e Emprego com a seguinte abrangência territorial: Abadiânia/GO, Alexânia/GO, Barro Alto/GO, Carmo do Rio Verde/GO, Campos Belos de Goiás/GO, Catalão/GO, Ceres/GO, Cristalina/GO, Crixás/GO, Formosa/GO, Goianápolis/GO, Goiandira/GO, Goianésia/GO, Hidrolândia/GO, Ipameri/GO, Itapaci/GO, Jaraguá/GO, Leopoldo de Bulhões/GO, Mara Rosa/GO, Minaçu/GO, Mundo Novo de Goiás/GO, Nerópolis/GO, Niquelândia/GO, Nova Glória/GO Orizona/GO, Padre Bernardo/GO, Pilar de Goiás/GO, Pirenópolis/GO, Pires do Rio/GO, Planaltina/GO, Porangatu/GO, Rialma/GO, Rianápolis/GO, Rubiataba/GO, Santa Terezinha de Goiás/GO, São Miguel do Araguaia/GO, Silvânia/GO, Uruaçu/GO, Uruana/GO, Urutaí/GO, Valparaíso/GO e Vianópolis/GO.
Os novos termos asseguram a todos os empregados beneficiados um reajuste de 6% (seis por cento), que incidirá sobre o salário base vigente em 1º de abril de 2013, a vigorar a partir de 1º de abril de 2014. Os termos assinados fixam os salários mínimos dos profissionais nos seguintes valores:

Técnicos de Enfermagem      R$ 885,00
Auxiliar de Enfermagem      R$ 788,00
Recepcionistas      R$ 803,00
Serviços Gerais      R$ 775,00

Ficam asseguradas as deduções das antecipações salariais referentes ao período de 1º/04/2013 à 31/03/2014.
Os filiados poderão adquirir cópias acessando o site www.sindhoesg.org.br, ícone “Convenções Coletiva”.
Em caso de dúvida, entre em contato com a Assessoria Jurídica do Sindhoesg pelo (62) 3093-4309 ou juridico@sindhoesg.org.br

SINDHOESG EM FOCO
Ano 2 –  Nº 69 –  24/04/2014
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)