SINDHOESG EM FOCO Nº 80 (28/07/14)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 2 Nº 80  28/07/2014

Parceria entre Sindhoesg, Fehoesg e Huma Tecnologia vai beneficiar filiados com descontos em compras

O presidente da Fehoesg, Carlos Alberto Ximenes, firmou uma parceria com o Sindhoesg e a empresa Huma Tecnologia Ltda para beneficiar os sindicatos filiados com descontos em compras de insumos hospitalares e medicamentos. Além desta economia, os usuários da Central de Compras, oferecida através desta parceria, também vão contar com maior agilidade na hora de adquirirem seus produtos.
O serviço funciona assim: através de um computador conectado à internet, o filiado acessa a plataforma de compras eletrônicas da empresa Huma Tecnologia e informa a relação e quantidade de produtos que pretende adquirir. A solicitação é lançada no sistema e, em poucas horas, o usuário tem acesso às propostas dos fornecedores. Depois, basta selecionar a proposta de seu interesse e efetuar a compra.
Com a plataforma eletrônica, já usada em alguns hospitais do Estado, a cotação que levava até dias e exigia vários telefonemas para fornecedores de todo o País, passa a ser feita em poucas horas. O Sindhoesg e a Huma Tecnologia já são parceiros há um ano e meio, o que tem proporcionado os filiados do sindicato mais economia, agilidade, comodidade e segurança na hora de adquirirem medicamentos, equipamentos, alimentos, materiais de escritório, produtos de limpeza e outros insumos.
Agora, graças à parceria firmada em 7 de julho, esse benefício está disponível a todos os sindicatos vinculados à Fehoesg. Os interessados devem informar à Federação sua relação de estabelecimentos filiados para que possam se beneficiar dos descontos do Grupo de Compras.
Para saber mais sobre a parceria e usufruir das vantagens deste serviço, basta entrar em contato com o Sindhoesg/Fehoesg pelo telefone (62) 3093-4309, falar com Tainá (13h as 17h30), ou com a Huma Tecnologia pelo (62) 3095 2091.

Reportagem ressalta mudanças no modelo assistencial

A matéria “Por um modelo viável”, publicada na edição número 7 do Jornal da Fehoesp destaca que mudanças no perfil etário e epidemiológico da população estão colocando em xeque o padrão assistencial praticado atualmente no Brasil. A matéria cita que o sistema de saúde atual ainda privilegia a complexidade da atenção e a capacidade de internação como forma de valorar os cuidados e isso tem se tornado cada vez mais inviável, tanto do ponto de vista da assistência como da sustentabilidade econômica dos serviços. Clique aqui e confira.

CFM orienta médicos sobre a identificação de crianças desaparecidas

Alguns sinais dados por crianças durante uma consulta podem ajudar o médico a identificar casos de meninos e meninas vítimas de sequestro ou de outra forma de afastamento involuntário das famílias. Para orientar os médicos a ficarem atentos a esses casos e a contribuírem para a identificação de crianças desaparecidas, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou, em junho, a Recomendação CFM nº 4/2014 (clique aqui e confira).
A recomendação do CFM chama atenção para que os médicos estejam atentos às atitudes das crianças. Observar como ela se comporta com o acompanhante, se demonstra medo, choro ou aparência assustada, ou se existem marcas físicas de violência, como cortes, hematomas ou até abusos, pode ajudar na identificação de vítimas. Ao se deparar com casos suspeitos, de acordo com a recomendação, o médico deve comunicar às autoridades competentes.

Alerta Sanitário

Claritromicina 50 mg/ml: suspensão – A Anvisa suspendeu, no dia 22 de julho, a distribuição, comercialização e uso dos lotes 598246 e 598248 do medicamento Claritromicina, 50 mg/ml, com validade até 12/2015, fabricado pela empresa EMS. O laboratório já iniciou o recolhimento voluntário do produto após identificar alterações no sabor da formulação.

Passiflora: suspensão – No dia 24 de julho, a Anvisa determinou a suspensão da distribuição, comércio e uso do lote nº 33112 do medicamento Passiflora Incarnata – Seakalm 260 mg. O produto, produzido pela empresa Natulab Laboratório, foi suspenso após laudo de análise emitido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que identificou resultado insatisfatório de teor de flavonóides.

Viscotears Gel Oftálmico: suspensão – A Agência também determinou, no dia 24 de julho, a suspensão da importação do Viscotears Gel Oftálmico. O produto é fabricado pela empresa Excelvision, com sede na Suíça, e importado e distribuído pela Novartis Biociências S.A, detentora do registro no Brasil. A decisão foi tomada após inspeção feita pela Anvisa na empresa fabricante, que considerou insatisfatória as condições quanto ao cumprimento das Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.

LEGISLAÇÃO

MTE estende para nove meses duração do contrato de trabalho temporário

O Ministério do Trabalho Emprego (MTE) editou portaria regulando a contratação do trabalho temporário a admitindo a extensão do contrato de trabalho temporário para até nove meses. Atualmente, os contratos de trabalho temporários só podem ser prorrogados em mais três meses, limitados, portanto, ao máximo de até seis meses. A medida consta da Portaria 789 publicada no DOU do dia 03/06/2014.
Pela nova norma, a celebração ou prorrogação de contrato de trabalho temporário por prazo superior a três meses ocorrerá quando as circunstâncias e motivos se justificarem e não poderá – considerada a contratação em si e a prorrogação – exceder o prazo total de nove meses, na hipótese de substituição transitória de pessoal regular e permanente. A Portaria estabelece ainda que as empresas terão que informar ao MTE – até o dia sete de cada mês – os dados relativos aos contratos de trabalho temporários celebrados no mês anterior. (Fonte: Assessoria de Imprensa/MTE)

SINDHOESG EM FOCO
Ano 2 –  Nº 80 28/07/2014
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)