SINDHOESG EM FOCO Nº 84 (09/09/14)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 2 Nº 84 09/09/2014

Grupo de Estudos da NR-32 debate o manejo de casos suspeitos de ebola

A aplicação do protocolo de vigilância e manejo de casos suspeitos de contaminação pelo vírus ebola foi um dos temas debatidos, no dia 5 de setembro, na reunião mensal do Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg. A enfermeira do Trabalho e coordenadora do grupo, Luciene Paiva da Silva Potenciano, falou sobre o protocolo recentemente atualizado pelo Ministério da Saúde e que determina que serviços públicos e privados façam a notificação imediata à Secretaria Municipal, Estadual de Saúde ou à Vigilância Sanitária de qualquer caso suspeito de contaminação.

Além do protocolo disponível para download no site do Sindhoesg, foram abordados outros temas, como o gerenciamento de resíduos de saúde. A enfermeira Zilah Cândida Pereira das Neves, da Coordenação Municipal de Controle de Infecção em Serviços de Saúde de Goiânia, também participou do encontro que reuniu 34 profissionais de saúde e enfermeiras de Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) de hospitais filiados ao Sindhoesg.

Zilah falou sobre a higienização das mãos, um tema diretamente ligado ao controle de infecções nos serviços de saúde. A próxima reunião ordinária do grupo, criado há quatro anos, será em outubro, na sede do Sindhoesg.

Estabelecimentos devem ficar atentos às demissões antes da data-base

Com a atual lei do Aviso Prévio, hospitais e clínicas devem ficar atentos às demissões de empregados

A Lei nº 12.506 de 2011 altera o prazo do Aviso Prévio, acrescentando a cada ano trabalhado na empresa 3 (três) dias no prazo do aviso, até 60 (sessenta) dias, não podendo ser superior a 90 (noventa) dias. Os hospitais e clínicas das cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo filiados ao Sindhoesg devem ficar atentos à demissão de empregados nos meses que antecedem a data-base da categoria, pois o empregado dispensado sem justa causa nos 30 dias anteriores à data de sua correção salarial terá direito a uma indenização adicional, equivalente a um salário mensal, seja ele optante pelo FGTS ou não.
A Assessoria Jurídica do Sindhoesg informa que a data-base com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (STS), que representa os empregados dos estabelecimentos de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo é 1° de março. Por causa do aviso prévio (cumprido ou indenizado), em contratos de até um ano, as demissões efetuadas a partir do dia 30 de dezembro (incluindo o dia 30) implicam na homologação da rescisão do contrato de trabalho no mês de janeiro, ou seja, no período de um mês previsto no Art. 9° da Lei nº 7.238/84, que obrigaria a empresa a indenizar o trabalhador demitido, uma vez que o mês de fevereiro tem 28 dias.
Nos demais casos, as demissões imotivadas deverão ser precedidas com a observância do novo prazo legal, analisando-se caso a caso.
Clique aqui e confira a tabela com data limite para dispensa de empregados cuja data-base é em 1º de março.
O empregador deverá observar de quantos dias será o prazo do aviso, visando evitar que seu término ocorra entre os dias 29 de janeiro de 2015 inclusive e 28 de fevereiro
de 2015.

Seminário Hospitais Saudáveis será realizado nos dias 17 e 18

O sétima edição do Seminário Hospitais Saudáveis, SHS-2014, será realizado nos dias 17 e 18 de setembro, das 8 às 18 horas no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês , em São Paulo – Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – Bela Vista. O tema central desta edição é “Conhecimento e Inovação: Bases para uma assistência à saúde ambientalmente sustentável”.
O SHS-2014 é uma realização conjunta do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, do Hospital Sírio Libanês, de Saúde Sem Dano e do Projeto Hospitais Saudáveis. A iniciativa tem o apoio de mais de 20 instituições públicas e privadas, organizações ambientalistas, profissionais e científicas, institutos de ensino e pesquisa, serviços e sistemas de saúde.

Para saber mais, acesse  http://www.hospitaissaudaveis.org/inscricoes.asp?evento_id=9

LEGISLAÇÃO

Resolução número 2.069/2014 do Conselho Federal de Medicina (CFM) – Padroniza a identificação dos médicos nos estabelecimentos de assistência médica ou de hospitalização em todo o território nacional. As exigências valem para os serviços de saúde públicos e privados. Clique aqui e confira o texto completo.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 2 –  Nº 84 09/09/2014
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)