SINDHOESG EM FOCO Nº 85

Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 2 Nº 85 18/09/2014

Abertas as inscrições para o Congresso Internacional sobre Saúde Mental no Trabalho

Já estão abertas as inscrições para o 6º Congresso Internacional Sobre Saúde Mental no Trabalho (CISMT), que será realizado em Goiânia de 21 a 23 de outubro. Contando com grandes nomes internacionais e nacionais, como o psicanalista francês Christophe Dejours e a filósofa Marcia Tiburi, o CISMT acontecerá no Oliveira’s Place. As inscrições, que são limitadas, podem ser feitas no endereço www.6cismt.com.br

Em seus três dias de programação, o 6º Congresso vai abordar temas relacionados à saúde mental do trabalhador sob um aspecto multidisciplinar, com a contribuição de pesquisadores das áreas de Psicologia, Direitos Humanos e do Trabalho, Psiquiatria e Medicina do Trabalho. Ao todo serão 16 palestras, com previsão de 900 participantes.

O evento é uma realização do Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás. Os recursos financeiros para seu custeio foram obtidos a partir da atuação do MPT em Goiás contra a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, que descumpriu um termo de ajustamento de conduta (TAC) e, por isso, foi obrigada a pagar multa.

“A saúde mental no trabalho envolve um conjunto de relações que, para ser debatida, exige um pensamento multidisciplinar. Daí a relevância do Congresso: produzir conhecimento para transformar o ambiente de trabalho em um lugar de relações saudáveis.” Assim a procuradora-chefe do MPT em Goiás, Janilda Guimarães de Lima, destacou a importância da realização do 6º CISMT.

Para mais informações, ligue (62) 3945-1374 (Equippe Eventos)

Inscrições: www.6cismt.com.br

(Fonte: Assessoria de Comunicação do MPT em Goiás)

PALESTRA DE CAPACITAÇÃO

Sindhoesg vai ministrar palestra sobre “Segurança do Paciente na Administração de Medicamentos"

Dando sequência ao projeto de capacitação e atualização profissional dos trabalhadores na área da saúde e visando a melhoria da segurança e da qualidade do atendimento prestado pelos hospitais filiados, o Sindhoesg vai ministrar no dia 9 de outubro, das 13h30 às 17h30, a palestra “Segurança do Paciente na Administração de Medicamentos: exercícios práticos”.

A aula será ministrada na sede do Sindicato – Alameda Botafogo, 101, Centro, em Goiânia – pela enfermeira Nayane Falcão, que é pós-graduada em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, Cardiologia e Hemodinâmica, com aperfeiçoamento em Controle de Infecção em Estabelecimentos de Saúde, Endoscopia Gastrointestinal e Limpeza e Desinfecção de Aparelhos e Acessórios Endoscópicos.

As inscrições são gratuitas e podem se inscrever até dois representantes de cada hospital filiado. O curso é aberto a enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, técnicos de farmácia, estudantes e profissionais de enfermagem que atuam na prática assistencial.

Confira a programação e faça sua inscrição no Sindhoesg. Para mais informações, ligue 3093 4309.

Definição dos termos limpeza, desinfecção e descontaminação;
introdução à farmacologia
Noções básicas de farmacologia;
Reações adversas ou efeitos colaterais;
Segurança do paciente na administração e preparo de medicamentos e aspectos legais;
Regras básicas no preparo de administração de medicação;
Segurança no preparo e administração de medicação.
Cálculo de medicação (exercícios)
Revisão de operações matemáticas;
Regra de três – cálculo de UI;
Gotejamento de soro;
Cálculo de rediluição de medicação.
Inscrições gratuitas: (62) 3093-4309 ou juridico@sindhoesg.org.br
Vagas limitadas: 2 (duas) vagas por estabelecimento.
Observação: palestra aberta somente aos filiados do Sindhoesg.

Médicos devem seguir novas normas para atendimentos de urgência

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou no dia 16 de setembro as Resoluções número 2077 e número 2079, que tratam dos atendimentos de urgência e emergência nas redes pública e privada em todo o País. Já em, vigor, as resoluções definem fluxos, limites, obrigações e responsabilidade de médicos, exigem dos gestores a garantia de leitos para receber pacientes que precisam de internação, regulamentam o funcionamento dos sistemas de classificação de risco e obrigam os médicos a um acompanhamento mais intenso da evolução dos pacientes graves.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) anunciou que vai intensificar a fiscalização nos hospitais e a cobrança dos gestores de soluções para os problemas encontrados.

Acesse o site do Cremego, leia mais sobre o assunto e confira o texto completo das resoluções.

Portaria MS / GM Nº 1.984, de 12 de setembro de 2014, publicada no DOU Nº 177, de 15 de setembro de 2014, Seção 01, página 59 – Define a lista nacional de doenças e agravos de notificação compulsória, na forma do Anexo, a serem monitorados por meio da estratégia de vigilância em unidades sentinelas e suas diretrizes.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 2 –  Nº 85 18/09/2014
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)