SINDHOESG EM FOCO Nº 88 (21/10/14)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 2 Nº 88 21/10/2014

Goiânia sedia o 6º Congresso Internacional Sobre Saúde Mental no Trabalho

Começou hoje (21) em Goiânia, o 6º Congresso Internacional Sobre Saúde Mental no Trabalho (CISMT), que acontece até o dia 23 de outubro. Contando com grandes nomes internacionais e nacionais, como o psicanalista francês Christophe Dejours e a filósofa Márcia Tiburi, o CISMT está sendo realizado no Oliveira’s Place.

Em seus três dias de programação, o 6º Congresso vai abordar temas relacionados à saúde mental do trabalhador sob um aspecto multidisciplinar, com a contribuição de pesquisadores das áreas de Psicologia, Direitos Humanos e do Trabalho, Psiquiatria e Medicina do Trabalho. Ao todo serão 16 palestras, com previsão de 900 participantes.

O evento é uma realização do Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás. Ciente da importância do evento, o Sindhoesg custeou a inscrição de representantes dos estabelecimentos filiados interessados em participar do 6º Congresso Internacional Sobre Saúde Mental no Trabalho.

CFM revela que o Brasil perdeu 15 mil leitos hospitalares em quatro anos

Um levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com base em dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, aponta que entre julho de 2010 e julho de 2014 o Brasil perdeu mais de 14,7 mil leitos de internação. Pediatria, psiquiatria e obstetrícia foram as áreas mais comprometidas, de acordo com o estudo.

Neste período, apenas na região Centro-Oeste, foram desativados mais de 1,3 mil leitos destinados a pacientes que precisam permanecer num hospital por mais de 24 horas. Em julho de 2010, a região dispunha de 26.164 leitos de internação para uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS), número que caiu para 24.858 em julho deste ano – queda de quase um leito ao dia.

Em números absolutos, Goiás foi o que mais sofreu com a redução. O Estado teve 1.337 leitos desativados desde julho de 2010. Goiânia, apesar do aumento de 15 leitos cirúrgicos, registrou uma perda de 487 leitos em outras áreas. Na sequência, aparece o Distrito Federal, com menos 209 leitos. Mato Grosso do Sul desativou 52 leitos no período e Mato Grosso apresentou alta, com o aumento de 292 leitos, contrabalanceando o resultado final da região. Dentre as especialidades mais afetadas no período na região Centro-Oeste estão a pediatria (-612 leitos), obstetrícia (-250) e leitos clínicos (-199). Clique nos links e confira os indicadores das especialidades nos Estados e capitais.

Ministério da Saúde contesta informações do CFM

Em nota divulgada logo após a publicação da pesquisa do CFM sobre disponibilidade de leitos no SUS, o Ministério da Saúde afirmou que a redução de leitos hospitalares e sua substituição pela atenção ambulatorial ou domiciliar é uma tendência mundial, particularmente em algumas áreas nas quais o avanço da medicina propiciou ou uma redução significativa do tempo de permanência hospitalar ou que o tratamento possa ser realizado em hospitais-dia, ambulatórios ou em domicílio.

O Ministério da Saúde ressalta que tem desenvolvido estratégias para o aumento de leitos em áreas fundamentais, como a Rede de Urgência e Emergência, Rede Cegonha e Programa Melhor em Casa. Com essas ações, segundo o órgão, foram criados, nos últimos três anos, 17.786 novos leitos hospitalares e extra-hospitalares na rede pública de saúde. São leitos em serviços de urgência e emergência, em UPA 24h, em UTI, leitos clínicos e obstétricos e na rede especializada de saúde mental. (Com informações: CFM e Ministério da Saúde)

Sindhoesg não terá expediente na sexta-feira

Em função do feriado municipal de 24 de outubro, aniversário de Goiânia, o Sindhoesg não terá expediente na próxima sexta-feira. O Sindicato retoma o funcionamento normal na segunda-feira, dia 27, a partir das 8 horas.

Suvisa vai promover seminário sobre a Lei Antifumo

Dando sequência às suas ações para a divulgação e implementação da Lei Antifumo, a Superintendência da Vigilância Sanitária do Estado (Suvisa) vai promover no dia 13 de novembro, das 8 às 17h30, no Augustus Hotel, em Goiânia, o "I Seminário: A Suvisa na Efetivação da Lei Antifumo". A convite da superintendência, o Sindhoesg vai participar do evento.

Para falar sobre a lei, que entrará em vigor em 2 de dezembro próximo e já foi tema de palestra no Sindhoesg (clique aqui e confira), o seminário terá como palestrantes Magna Maria de Carvalho – SES/GO (Gerente Especial de Vigilância Epidemiológica de Doenças Não Transmissíveis), Celso Antonio Rodrigues – SES/DF (Coordenador do Programa de Controle do Tabagismo no DF), Valéria Cunha – INCA-MS/RJ (Chefe da Divisão de Controle do Tabagismo), Ana Cláudia Bastos de Andrade –  ANVISA/MS e Maria Cristina Megid – SES/SP (Técnica do Centro de Vigilância Sanitária da SES/SP).

As inscrições para o seminário podem ser feitas até 5 de novembro. Para mais informações, ligue (62) 3201 7884.

LEGISLAÇÃO

Portaria MS / GM Nº 2.264, de 16 de outubro de 2014, publicada no DOU Nº 201, de 17 de outubro de 2014, Seção 01, página 52 – Define os critérios para habilitação dos estabelecimentos de hemoterapia para realização do procedimento testes de ácidos nucléicos em amostras de sangue na triagem de doador.

Portaria MS / GM Nº 2.265, de 16 de outubro de 2014, publicada no DOU Nº 201, de 17 de outubro de 2014, Seção 01, páginas 52/53 – Inclui na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS o procedimento testes de ácidos nucleicos em amostras de sangue na triagem de doador e habilita os estabelecimentos de hemoterapia para realização do referido procedimento.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 2 –  Nº 88 21/10/2014
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)