SINDHOESG EM FOCO Nº 90 (24/11/14)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 2 Nº 90 24/11/2014

IFL abre inscrições para o curso "Aprendendo a ser líder"

O Instituto Francisco Ludovico (IFL) está com inscrições abertas para o curso "Aprendendo a ser líder". que será ministrado na Casa dos Hospitais, no dia 5 de dezembro, das 8h30  às 17h30. Aberto a administradores, líderes, supervisores, gestores e pessoas afins que desejam trabalhar nesta área, o curso terá aulas práticas e teóricas e visa capacitar o gestor para conseguir gerir as diversas competências dos colaboradores de instituições de saúde.

Clique aqui e sabia mais sobre o curso e as inscrições.

Ministério da Saúde alerta sobre vacinação de crianças com alergia ao leite de vaca

O Ministério da Saúde está orientando às secretarias estaduais e municipais de saúde que evitem vacinar com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) crianças com histórico de alergia a leite de vaca, com o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. A informação é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia a leite de vaca. O Ministério da Saúde está analisando, em conjunto com a Organização Pan-America de Saúde (OPAS/OMS), responsável pela aquisição deste produto, os eventos adversos registrados e sua possível associação com a vacina.

Projeto de lei prevê detenção e multa para médico que obtiver vantagem ao indicar tratamento

O Projeto de Lei 3650/12, da deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), que prevê a aplicação de pena de detenção de três meses a um ano e multa ao profissional da área de saúde que obtiver vantagem ao encaminhar paciente para procedimentos e ao comercializar ou indicar medicamentos, órteses, próteses ou implantes, foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, no dia 12 de novembro.

A medida recebeu parecer favorável do deputado João Ananias (PCdoB-CE), com emenda, que deixa claro que o profissional só será punido se sua indicação de tratamento for calcada em interesses financeiros. A proposta já aprovada também pela Comissão de Defesa do Consumidor, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada pelo Plenário.
Clique aqui e confira o texto completo do projeto.

Novembro Azul: Diagnóstico precoce de câncer de próstata permite 98% de sobrevida

Um estudo inédito realizado pelo A.C. Camargo Câncer Center, de São Paulo com 2.293 pacientes, com idade média de 65 anos, diagnosticados com câncer de próstata e tratados na instituição desde 2000, revela que o diagnóstico precoce da doença dobra a chance de sobrevida.

Entre os pacientes avaliados, 76% tiveram o tumor diagnosticado no estágio inicial, quando ele estava localizado. Dez anos depois, 98% deles estavam vivos. No estágio 4 (com metástase), menos da metade permanecia viva (46%) no mesmo período.

Segundo o médico Gustavo Guimarães, chefe de urologia do A.C. Camargo, os resultados mostram que é preciso investir mais no diagnóstico precoce, o que está longe da realidade do sistema público de saúde. No Estado de São Paulo, 30% dos tumores de próstata são diagnosticados na fase avançada. Nos EUA, esse valor é de 4%.

O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente no homem brasileiro, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A estimativa é de que, em 2014, sejam 69 mil novos casos.

Para chamar a atenção da população masculina para a importância da prevenção da doença, vários países, inclusive o Brasil, realizam neste mês a campanha Novembro Azul. A campanha, que tem como símbolos a cor azul e um bigode, inclui várias ações voltadas para a conscientização dos homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e de outras doenças que atingem a população masculina. (Com informações: Folha de S.Paulo)

LEGISLAÇÃO

Despachos do Vice-Presidente da Republica / Mensagem Nº 390, de 17 de novembro de 2014, publicada no DOU Nº 223, de 18 de novembro de 2014, Seção 01, página 09 – Comunico a decisão de veto integralmente, por contrariedade ao interesse público, o Projeto de Lei nº 3.338, de 2008 (nº 150/09 no Senado Federal), que "Dispõe sobre a jornada de trabalho do psicólogo e altera a Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, que dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo".

Portaria MS / GM Nº 2.543, de 12 de novembro de 2014, publicada no DOU Nº 221, de 14 de novembro de 2014, Seção 01, páginas 145/146 – Redefine a Comissão de Assessoramento Técnico em Gestão de Equipamentos (CAT – Gestão de Equipamentos), no âmbito do Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados (SINASAN).

Portaria MS / GM Nº 2.545, de 12 de novembro de 2014, publicada no DOU Nº 221, de 14 de novembro de 2014, Seção 01, página 147  – Redefine a Comissão de Assessoramento Técnico em Gestão Ambiental (CAT – Gestão Ambiental), no âmbito do Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados (SINASAN).

Portaria MS / GM Nº 2.446, de 11 de novembro de 2014, publicada no DOU Nº 220, de 13 de novembro de 2014, Seção 01, páginas 68/70 – Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).

Portaria MS / SAS Nº 1.134, de 23 de outubro de 2014 (*), republicada no DOU Nº 219, de 12 de novembro de 2014, Seção 01, página 45 – Dispõe sobre inclusão de funcionalidades no instrumento de captação de dados da AIH (SISAIH01).

SINDHOESG EM FOCO
Ano 2 –  Nº 90 24/11/2014
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)