SINDHOESG EM FOCO Nº 96 (18/02/15)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 4 Nº 96 18/02/2015

Notificação de eventos adversos e Febre Chikungunya são debatidas em reunião do Grupo de Estudos da NR-32

Com a participação de 18 representantes de estabelecimentos de serviços de saúde filiados, o Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg voltou a se reunir no dia 6 de fevereiro. Na pauta da reunião, realizada na sede do Sindicato, estavam a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 01/2015, que traz orientações gerais para a notificação de eventos adversos relacionados à assistência à saúde, e o diagnóstico, tratamento e combate à Febre Chikungunya.

A reunião foi coordenada pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano e contou também com a participação da assessora Jurídica do Sindicato, advogada Rosana Florencio. As reuniões do grupo acontecem mensalmente e sempre debatem temas relacionados à proteção da saúde dos usuários e trabalhadores e à segurança nas unidades de saúde. Para saber mais sobre o trabalho do grupo, entre em contato com o Sindhoesg: (62) 3093 4309.

Inflação médica vai chegar a 18% em 2015, prevê estudo

As tendências do mercado de saúde apontam para uma maior variação do Custo Médico e Hospitalar (VCMH), conhecida como inflação médica, segundo estudo global da consultoria Aon. A pesquisa aponta que o índice vai alcançar 18,09% em 2015, acima dos 16,12% registrados no ano passado. O resultado é três vezes maior do que a inflação geral do País, projetada em 7,01% pelo último Boletim Focus, e ganha também da média mundial, estimada em 10,15%.

Dentre os motivos para o aumento do custo estão a valorização do dólar frente ao real, uma vez que equipamentos e medicamentos em sua maioria são importados; o déficit de leitos hospitalares privados nos grandes centros urbanos; além da pressão da classe médica por melhorias no valor dos honorários.

O vice-presidente de benefícios globais e contas estratégicas para a América Latina da Aon, Humberto Torloni Filho, cita que, atualmente, as internações representam aproximadamente 50% dos custos da assistência médica privada no Brasil. Em seguida, aparecem as consultas (25%) e exames (20%). Os outros casos são responsáveis por 5% da demanda.

Panorama global

Realizado em 84 países de todos os continentes, o levantamento da Aon mostrou que a média mundial da inflação médica deve registrar índice de 10,15% em 2015, queda de quase 1% em relação ao ano passado – quando foi de 10,34%. Embora haja uma diminuição do crescimento dos custos médicos, continentes como Ásia, Europa e América Latina deverão elevar suas taxas. Para Torloni Filho, os motivos que levam ao avanço da inflação médica na América Latina e Ásia é a retração da participação do poder público nos custos de saúde, obrigando o setor privado a absorver cada vez mais responsabilidades. (Fonte: Saúde Business 365)

Dmed deve ser entregue até 31 de março

Os planos de saúde, hospitais, laboratórios, clínicas médicas ou odontológicas, independente da especialidade, deverão enviar a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed) à Receita Federal do Brasil até o dia 31 de março de 2015.
O documento, que reúne informações sobre os valores recebidos pelos prestadores de serviços de saúde de pessoas físicas durante o ano-calendário 2014 deverá ser transmitido em meio digital, pelo aplicativo que já está disponível no site da Receita. O uso de certificado digital válido é obrigatório nesta operação, exceto para os optantes do Simples Nacional. Os profissionais liberais prestadores de serviços médicos e de saúde deverão entregar a Dmed somente se estiverem equiparados a pessoa jurídica. Quem não entregar a declaração no prazo  está sujeito à multa de R$ 5 mil por mês calendário ou fração. (Fonte: Sindhosp)

RAIS deve ser entregue até 20 de março

Conforme já divulgado pelo Sindhoesg, a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2014, deve ser entregue até 20 de março. As informações exigidas para o preenchimento da relação deverão ser fornecidas via internet, por meio do Programa Gerador de Declaração Rais (GDRAIS2014), que pode ser obtido nos endereços www.portal.mte.gov.br/rais e www.rais.gov.br. A entrega da Rais é obrigatória para todos os estabelecimentos em território nacional: inscritos no CNPJ, com ou sem empregados.O empregador que não entregar no prazo legal ficará sujeito à multa prevista no art. 25 da Lei nº 7.998, de 1990, a ser cobrada em valores monetários a partir de R$ 425,64, acrescidos de R$ 106,40, por bimestre de atraso, contados até a data de entrega da Rais respectiva ou da lavratura do auto de infração, se este ocorrer primeiro.

LEGISLAÇÃO

Portaria MS / SAS Nº 103, de 30 de janeiro de 2015, publicada no DOU Nº 22 de 02 de fevereiro de 2015, Seção 01, página 95 – Altera o valor de procedimentos de quimioterapia de leucemia mieloide crônica, linfoma difuso de grandes células B e linfoma folicular.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 4 –  Nº 96 18/02/2015
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)