SINDHOESG EM FOCO Nº 99 (23/03/15)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 5 Nº 99 23/03/2015

Sindhoesg assina CCT com Sindicato dos Farmacêuticos

O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, e a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás, Lorena Baia de Oliveira Alencar, assinaram uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com vigência entre de 1º de maio de 2015 e 30 de abril de 2017 e a fixação da data-base dos farmacêuticos hospitalares em 1º de maio.

Essa é uma convenção histórica. A primeira firmada entre os dois sindicatos em dez anos. O documento está disponível para download no site do Sindhoesg, no ícone “Convenções Coletivas”. Clique aqui e confira.

(foto: Sinfargo)

Teleaula orienta médicos sobre o manejo clínico de pacientes com dengue

A Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS/Escola Estadual de Saúde Pública "Cândido Santiago", e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás lançaram uma teleaula para atualizar os médicos goianos sobre o manejo clínico de pacientes com dengue. O objetivo é orientar os profissionais sobre o diagnóstico precoce e o tratamento da doença neste período de epidemia.

O vídeo de 28 minutos é apresentado pelo médico infectologista Boaventura Braz de Queiroz e contém informações técnicas direcionadas à classe médica. Clique aqui e  confira.

Novo curso do IFL vai abordar a higienização na área da saúde com foco na NR 32

O Instituto Francisco Ludovico (IFL) vai promover no dia 27 de março, das 14 às 18 horas, no auditório da Casa dos Hospitais -Alameda Botafogo, 101, Centro – um curso sobre higienização na área da saúde com foco na Norma Regulamentadora número 32, que trata da segurança e da saúde dos trabalhadores em unidades de saúde. O curso será ministrado pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, coordenadora do Grupo de Estudo NR-32 do Sindhoesg.

As aulas terão atividades práticas e teóricas com simulações que colocarão os alunos em contato com situações bem próximas da realidade e nas quais terão de aplicar as normas e medidas preventivas de segurança. O curso é aberto a gestores, coordenadores e profissionais envolvidos com a higienização em saúde, inclusive trabalhadores de empresas terceirizadas.

Para conferir a programação, acesse o site do IFL (www.iflcursos.com.br). Para saber mais e se inscrever, entre em contato com o instituto pelo telefone: (62) 3093 4310 ou pelo e-mail iflcursos@iflcursos.com.br.

CURTAS

Planos de saúde: reclamações – O setor de planos de saúde continua na liderança das reclamações registradas pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), à frente de serviços financeiros e de telecomunicações. Entre as reclamações mais frequentes, estão os reajustes abusivos e negativa de cobertura.

Diabetes: novo medicamento – Pacientes que convivem com diabetes tipo 2 ganharam mais uma opção de tratamento para a doença. Acaba de chegar ao mercado um novo medicamento oral da classe dos inibidores de SGLT2, cujo mecanismo de ação permite a excreção do excesso de glicose pela urina. A empagliflozina (nome comercial: Jardiance), produzida pelos laboratórios Boehringer Ingerlheim e Eli Lilly, está sendo vendida ao preço médio de R$ 125 (caixa com 30 comprimidos). Fonte: Extra Online

Hospitais: preços regulados – O governo federal pretende regular serviços hospitalares e laboratoriais como tentativa de evitar os altos reajustes dos planos de saúde. Um grupo de trabalho, que reuniu representantes do governo, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e de Procons, entregará um diagnóstico ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre o tema.  O relatório pede a regulação de hospitais, laboratórios e clínicas de exames como forma de colocar um teto no preço dos planos de saúde. Fonte: O Estado de São Paulo

FIQUE DE OLHO NOS PRAZOS

Dmed – A Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed) deve ser entregue à Receita Federal do Brasil até o dia 31 de março de 2015. Quem não entregar a declaração no prazo  está sujeito a multa de R$ 5 mil por mês calendário ou fração.

IRPF – Os contribuintes têm até 30 de abril para entregar a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Os programas para a declaração já estão disponíveis para download na página da Receita na internet:www.receita.fazenda.gov.br

LEGISLAÇÃO

Instrução Normativa ANVISA Nº 01, de 17 de março de 2015, publicada no DOU Nº 52, de 18 de março de 2015, Seção 01, página 40 – Dispõe sobre os procedimentos, normas e diretrizes do sistema nacional de hemovigilância citados na Resolução da Diretoria Colegiada n° 34, de 11 de junho de 2014, que dispõe sobre as Boas Práticas no Ciclo do Sangue.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 5 –  Nº 99 23/03/2015
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)