Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Sindhoesg promove capacitação sobre higienização hospitalar

A “Higienização Hospitalar em Serviços de Saúde” foi tema da palestra ministrada no Sindhoesg, no dia 21 de março, pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, especialista em Enfermagem do Trabalho e Controle de CCIH.

O evento faz parte das ações educativas promovidas pelo Sindhoesg para a atualização dos trabalhadores das instituições filiadas e reuniu coordenadores da higienização e profissionais do setor de limpeza destes estabelecimentos.

A palestra teve como objetivo principal orientar os alunos sobre boas práticas de higienização na área da saúde, além de promover atualização técnica e organizacional do serviço. Coordenadora do Grupo de Estudos NR-32 do Sindicato, Luciene Potenciano falou sobre os processos fundamentais de limpeza, desinfecção e descontaminação, enfatizando a importância de cada um na higienização dos ambientes e na prevenção de infecções hospitalares.

Os diferentes tipos de limpeza utilizados em ambientes hospitalares, incluindo a limpeza terminal, concorrente e de manutenção, e sua relevância para a segurança do paciente; a identificação e caracterização das diversas áreas presentes em um ambiente hospitalar, com foco nas particularidades de higienização de cada uma, e a apresentação dos protocolos e diretrizes padronizados para a realização de atividades de higienização, visando garantir a eficácia e a segurança dos processos, foram outros temas abordados.

O público que participou da palestra ministrada na sede do Sindicato também teve a oportunidade de aprender mais sobre as técnicas adequadas de limpeza em ambientes hospitalares, incluindo métodos de limpeza manual e mecânica; a importância da utilização de equipamentos de proteção individual (EPI); cuidados na utilização, diluição, princípios ativos e critérios para aquisição de produtos químicos para higienização; as competências técnicas e comportamentais necessárias para os profissionais responsáveis pela higienização hospitalar e as exigências previstas na NR-32, a Norma Regulamentadora que trata da saúde e segurança dos trabalhadores em estabelecimentos de saúde.

A promoção de palestras como essa visa manter os trabalhadores das instituições filiadas sempre atualizados e preparados para a prestação dos melhores serviços, garantindo também ambientes mais seguros para pacientes, profissionais e visitantes.

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©