Sindhoesg promove palestra sobre a atuação do Grupo Especial das Auditorias Fiscais do Trabalho em Estabelecimentos de Saúde da SRTE/GO

Um público formado por cerca de cem pessoas, entre diretores, administradores e técnicos das áreas de enfermagem (CCIH) e segurança de estabelecimentos de serviços de saúde de Goiânia e do interior, participou da reunião do Grupo de Estudos da NR-32, promovida pelo Sindhoesg no dia 18 de outubro. O auditório da Casa dos Hospitais ficou lotado durante todo o evento, que teve como palestrante a auditora fiscal do trabalho e coordenadora das Auditorias do Trabalho nos Estabelecimentos de Saúde da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/GO), Jacqueline Ramos Silva Carrijo.

Durante quase quatro horas, a coordenadora falou sobre os procedimentos fiscais básicos do Grupo Especial das Auditorias Fiscais do Trabalho em Estabelecimentos de Saúde da SRTE/GO, orientou e esclareceu dúvidas dos participantes sobre a fiscalização na área de segurança e saúde do trabalhador nos estabelecimentos de serviços de saúde. Jacqueline Carrijo apresentou roteiros seguidos pelos fiscais, como o que analisa a implantação do Plano de Controle de Riscos Biológicos e do Plano de Combate a Incêndios. Esses roteiros estão disponíveis para consulta na página do Sindhoesg na internet (www.sindhoesg.org.br).

A coordenadora alertou os participantes que os hospitais e demais estabelecimentos de saúde são ambientes diferenciados e que os protocolos de segurança nestes locais devem ser seguidos à risca em todos os setores. “Os membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) devem ficar atentos ao cumprimento das normas de segurança e de controle de riscos biológicos em todo o estabelecimento”, exemplificou.

Ela também destacou a importância dos cuidados com o transporte interno dos pacientes, a coleta e disposição dos resíduos de serviços de saúde, a destinação das roupas usadas e o funcionamento das lavanderias hospitalares, alvo atual da fiscalização da SRTE/GO. Jacqueline Carrijo voltou a reforçar – como já fez em outros eventos sobre segurança nos estabelecimentos de serviços de saúde promovidos pelo Sindhoesg – que as empresas são responsáveis também por falhas cometidas por prestadores de serviços contratados.

A reunião com a auditora fez parte de um ciclo de encontros promovidos mensalmente pelo Sindhoesg para debater assuntos relacionados à Norma Regulamentadora (NR) número 32, que trata da saúde e segurança dos trabalhadores de estabelecimentos de serviços de saúde. O Grupo de Estudos da NR-32 foi criado pelo Sindhoesg há dois anos e, segundo o presidente do Sindicato, José Silvério Peixoto Guimarães, vem dando uma grande contribuição à orientação dos filiados sobre a implementação da norma.