Sindhoesg promove palestra sobre excelência no atendimento

“Que satisfação poder falar sobre um assunto tão importante – a excelência no atendimento -para profissionais da área da saúde”. Assim, a psicóloga Graziella Rebouças Nogueira resumiu a palestra “Recepção: Excelência no atendimento à saúde”, promovida pelo Sindhoesg para estabelecimentos filiados e ministrada por ela no dia 27 de setembro, na sede do Sindicato.

O objetivo do encontrou foi capacitar recepcionistas, telefonistas, secretárias, atendentes e demais profissionais de atendimento ao público nos estabelecimentos filiados quanto à excelência no atendimento.

Graziella, que é formada pela PUC-GO e pós-graduanda em Psicologia Hospitalar, observou que a qualidade do atendimento na recepção das instituições de saúde interfere diretamente na continuidade da assistência ao paciente.

“Pudemos discutir sobre aspectos e fatores que estão diretamente relacionados a essa qualidade do bom atendimento, como reconhecer e valorizar a importância do trabalho do recepcionista, acolher de maneira humanizada o paciente e familiares, buscar recursos e ferramentas que facilitem a relação interpessoal, trabalho em equipe e comunicação efetiva”, disse.

Outro ponto abordado foi a necessidade de trabalhar habilidades sociais do profissional que o qualifiquem para um atendimento de excelência, como o saber ouvir, ser empático, ter bom controle emocional e autoconhecimento.

“A excelência no atendimento não está associada à atitudes extraordinárias, mas sim às atitudes ordinárias, comuns do dia a dia, como compromisso, responsabilidade, gentileza, paciência, cordialidade e amor”, ensinou.

Com a promoção de palestras de capacitação como essa, o Sindhoesg busca preparar os colaboradores das instituições filiadas para o melhor desempenho de suas funções, o aperfeiçoamento de seu trabalho e a melhoria dos serviços prestados ao público.