Teste NAT passa a ser obrigatório em bancos de sangue públicos e privados

Desde o dia 13 de fevereiro, bancos de sangue públicos e privados do país estão obrigados a realizar o Teste de Ácido Nucléico (NAT) em todas as bolsas de sangue coletadas. O teste – que agiliza a identificação dos vírus da hepatite C e HIV no sangue de doadores, reduzindo, em média, de 35 para 12 dias a janela imunológica – já vinha sendo realizado em 100% dos bancos públicos.
A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) considera a medida um avanço e espera que o próximo passo seja a inclusão do teste para diagnóstico do HBV, o vírus da hepatite B.